O contexto do programa de alfabetização na idade certa: O desafio, a concepção e perspectivas dos professores.

Maricélia de Aquino Santana

Resumo


A pesquisa aborda a importância do processo de alfabetização da criança com seis anos de idade. O estudo se desenvolveu com um(a) diretor(a), um(a) coordenador(a) e quatro professores(as) que participam do Programa Nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC e alfabetizam crianças com faixa etária de seis aos oito anos. O estudo contribui para as análises sobre processo de alfabetização da criança na primeira série inicial. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal localizada na zona urbana do município de Campinas do Piauí estado do Piauí, o percurso da investigação se deu a partir da aplicação dos questionários à população docente que constitui a amostra da pesquisa e como suporte teórico a análise quanti-qualitativa analítico-crítico. Os resultados coletados a partir da aplicação de questionários favoreceram significativamente para discussão no decorrer do estudo. O percurso da investigação orientou-se por compreender as exigências atuais do processo de alfabetização na idade certa tomando como base uma escola pública municipal cadastrada no programa Alfabetização na idade certa do Ministério da Educação. O estudo bibliográfico envolveu leituras, análises e interpretações sobre a temática. Esta pesquisa possibilitou uma maior compreensão da importância de alfabetizar crianças com seis anos de idade. O professor assume o papel de mediador entre aquele que aprende e o conteúdo a ser aprendido, o professor é, para a criança, o modelo de pessoa que pensa e a partir do seu pensar favorece o seu desenvolvimento. As crianças são capazes de aprender a aprender e a leitura que fazem do mundo os tornam cidadãos capazes de conduzir as sociedades do futuro.

 


Palavras-chave


Alfabetização, Idade certa, Aprendizagem

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ISSN 2317-2754