O RELATO PROFISSIONAL À LUZ DA METARREFLEXÃO: INTERSTÍCIOS E CONFLUÊNCIAS NO FAZER ACADÊMICO-DOCENTE
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como propósito construir, à luz de um caminho convergente entre a Sociologia da Educação e a Linguística do Texto e do Discurso, um estudo de caso cujos objetivos visam a: (a) examinar como se dá a construção da função de docente, nos períodos da prática de estágio obrigatório, e (b) de que forma esse período é capaz de revelar a tensão entre a regência escolar e a pesquisa; aquela, relacionada ao campo de estágio, e esta, à universidade. Para tanto, esta investigação selecionou, entre dez produções verbais, edificadas entre os anos 2008 e 2010, um corpus formado por 55 laudas, que relatam a trajetória de uma estagiária, durante o período de cumprimento da prática de ensino, tutelada pela Universidade Federal de Minas Gerais, através da Professora Orientadora dessa instituição. Grosso modo, a partir dos estudos de Durkheim (1978), Weber (1982), Bourdieu (1992) e Bakhtin (2003) e com base em uma metodologia qualitativa, constatou-se a presença de hiatos e de afluências no caminho da profissional em questão, tensionada entre dois mundos, ambos impregnados por relações de poder e agora vislumbrados pela doutoranda (e ex-estagiária) que faz de si mesma o objeto de estudo desta pesquisa.
Palavras-chave
dialogismo, ensino, sociedade.
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ISSN 2317-2754