A IMPORTÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: SUBSÍDIOS AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

Miranilde Oliveira Neves

Resumo


É crescente entre pesquisadores de todo o mundo nas últimas décadas, o interesse, especialmente na área da educação, por pesquisas de ordem qualitativa, principalmente no que se refere ao processo de formação continuada de professores. Neste sentido, muitos teóricos têm demonstrado relevante contribuição quanto à construção e ao aperfeiçoamento de teorias sobre as questões que envolvem a organização social e cognitiva dos alunos em sala de aula e o papel do professor como investigador. Bortoni-Ricardo (2011) estudiosa da investigação qualitativa no Brasil, Freire (1997 e 1999) – grande educador e formador brasileiro, García (1999) investigador espanhol da formação de professores, os portugueses Nóvoa (1991, 1992 e 1995) e Alarcão (1993 e 1996), dentre outros, são alguns dos autores que referendam este trabalho e que nos permitem refletir sobre o que o professor tem a ensinar e o que realmente precisa ser aprendido pelo aluno; é, portanto, um dos principais objetivos deste artigo instigar nos professores em formação o desejo de firmar-se como um professor-investigador que questiona criticamente quem está ao seu redor e a si mesmo, para que com ação e reflexão seja capaz de modificar o espaço em que vive.

Palavras-chave


professor-investigador, investigação qualitativa, formação continuada de professores

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ISSN 2317-2754