MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS CERRADOS PIAUIENSES: NOVAS DINÂMICAS SOCIOESPACIAIS E TRANSFORMAÇÕES URBANAS EM BOM JESUS E URUÇUÍ

Tiago Fernandes Rufo, Fernando Araújo Sobrinho

Resumo


O objetivo principal do artigo é o de analisar as transformações urbanas no Sudoeste Piauiense, em especial nas cidades de Bom Jesus e Uruçuí, diante da inserção dos Cerrados piauienses como nova fronteira agrícola do país. A pesquisa dará foco nas transformações urbanas das duas cidades do agronegócio dessa região produtiva agrícola: Bom Jesus e Uruçuí, localizadas respectivamente nas Microrregiões Alto Médio Gurguéia e Alto Parnaíba Piauiense. Além de pesquisa documental, da busca de dados estatísticos do IBGE e das diversas atividades de pesquisa em campo, adotou-se como recurso metodológico a matriz proposta por Elias (2011, 2012, 2015 e 2017), onde foi definido um eixo estruturante para análise, o da economia urbana.  Bom Jesus e Uruçuí ganham grande destaque na questão das transformações urbanas, sobretudo no surgimento de comércios e serviços diferenciados, consequência direta da emergência do agronegócio na região dos cerrados piauienses.


Palavras-chave


Modernização Agrícola, Cerrados Piauienses, Cidades do Agronegócio, Regiões Produtivas Agrícolas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i2.7142

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2