CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM-CE COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL E TERRITORIAL

Geovannia Maria Candido da Silva, Luana Vitória da Silva Rodrigues, Andréa Karla Gouveia Cavalcanti, Jader de Oliveira Santos

Resumo


O presente artigo trata sobre o município de Quixeramobim, localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, um território sob condições de semiaridez que tem apresentado expressivas alterações no seu quadro ambiental decorrentes das formas de apropriação do espaço geográfico. O objetivo do estudo foi identificar, mapear e caracterizar os elementos do sistema ambiental de Quixeramobim, consoante a metodologia de estudos integrados que visa a abordagem sistêmica das relações entre os componentes geoambientais. Foi possível descrever aspectos do clima, hidrologia, geologia, geomorfologia, pedologia e vegetação do município. No que se refere aos aspectos climáticos, a área de estudo apresentou um padrão semelhante a outras cidades do semiárido nordestino com o predomínio do clima tropical quente semiárido com temperaturas que variam entre de 26º a 28º e precipitação pluviométrica no entorno de 707,7 mm anuais, concentrada nos meses de fevereiro a abril. Do ponto de vista geológico, observou-se o que o município está presente na Província Borborema,no Domínio Tectônico Ceará Central e apresenta rochas do embasamento cristalino, representadas por granitos, gnaisses, migmatitos e metabásicas do Pré-Cambriano. Quanto às unidades geomorfológicas, o município é composto por Maciços Residuais com níveis elevados, Depressões Aplainadas, que correspondem ao Domínio Geomorfológico de maior extensão do Ceará, Inselbergs e Planícies Fluviais. Quixeramobim apresenta solos do tipo Argissolos, Chernossolos, Luvissolos, Neossolos, Planossolos e Vertissolos. As vegetações encontradas são do tipo savana estépica florestada, savana estépica arborizada, mata ciliar e vegetação rupícola. Espera-se que essas informações apresentadas possam subsidiar um conjunto de práticas essenciais para o planejamento e a gestão territorial de Quixeramobim.

Palavras-chave


Análise Integrada; Caracterização Ambiental; Planejamento Ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v13i1.14483

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2