USO, COBERTURA DA TERRA E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA PORÇÃO SEDIMENTAR DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ, RN, BRASIL
Resumo
As interferências humanas na paisagem, em razão do jogo de relações da produção do espaço, têm causado profundas alterações na cobertura da terra, por meio dos usos sociais e econômicos da natureza. Estas, quando desenfreadas, desencadeiam degradações de diversos tipos e escalas. Nesse sentido, o presente artigo objetiva identificar as tipologias de uso e cobertura e sua relação com a degradação ambiental na porção sedimentar da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró. Para tanto considera-se a compartimentação geoambiental da área de estudo, como lócus de análise. Como procedimento metodológico foi realizado mapeamento das classes de uso e cobertura com imagens do satélite Cebers 4A e trabalhos de campo para comprovação da verdade terrestre. A pesquisa constatou alta antropização dos sistemas ambientais sobretudo nos usos ligados a agropecuária, atividades industriais e expansão urbana desordenada, que degradam suprimindo a cobertura vegetal, contaminando corpos hídricos e gerando a disposição inadequada de resíduos sólidos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v13i1.14471
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2