ESTUDO SOBRE OS MAPAS TEMÁTICOS DIVULGADOS NOS PAINÉIS DE NOTIFICAÇÃO DA COVID-19 NO BRASIL

Dinameres Aparecida Antunes, Maria Zilda De Oliveira Conceição Lima

Resumo


Ao longo da pandemia da COVID-19 foram elaborados diversos painéis online para informar a população sobre os quantitativos e distribuição espacial da doença. No Brasil, esses painéis foram elaborados por entidades governamentais das esferas Municipais, Estaduais e Federal. Analisando os mapas temáticos presentes nessas plataformas foi observado que, em alguns casos, eles não seguiam os princípios e convenções tradicionalmente estabelecidos pela Cartografia Temática, o que pode comprometer o processo de comunicação ao qual se destinam. Em virtude disso, este trabalho tem como objetivo analisar os mapas temáticos apresentados nos painéis de notificação da COVID-19 elaborados pelas entidades Estaduais e Federal.


Palavras-chave


Novo Coronavírus. Cartografia Temática. Mapas Temáticos Quantitativos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v13i1.14239

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2