A TEORIA GERAL DOS SISTEMAS E O ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS EROSIVOS EM UMA BACIA HIDROGRAFIA

Cleire Lima Costa Falcão

Resumo


Os estudos dos processos erosivos deve ser fundamento pelo entendimento teórico e a sua base conceitual. No presente ensaio destaca e a abordagem sistêmica para suprir o aspecto teórico e metodológico. Em referencia a delimitação de área, optou-se por uma bacia hidrográfica. Para tanto, foi subdividido em temas específicos: Bacias hidrográficas: uma visão sistêmica integradora, que nos remete aos conceitos de bacia hidrográfica e a relação sistêmica de seus elementos A microbacia como unidade de estudo, nos remete a uma visão pontual no contexto geral de uma bacia hidrográfica. O processo de erosão do solo em uma abordagem sistêmica; que visa colocar o leitor no objeto maior da pesquisa Por fim, o experimento e a mensuração no processo erosivo, tópico que estabelece a relação do empírico ao experimental. Remete à reflexão sobre o observável e o possível a ser analisado mediante modelos; propicia a humanização do sistema natural.


Palavras-chave


Teoria Geral dos Sistemas, Erosão, Mensuração

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i4.10621

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2