DESAFIANDO PARADIGMAS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONTEMPORANEIDADE

Nayara Gonçalves de Sousa, Erilene de Sousa Martins, Raimundo Nonato Lima dos Santos

Resumo


O presente artigo aborda questões voltadas ao ensino de História na contemporaneidade. O foco nesta temática fundamentou-se na perspectiva de compreender os desafios enfrentados pelos professores de História no exercício da profissão, assim como as ferramentas por esses utilizadas na busca pela superação desses obstáculos. A pesquisa foi construída com base em depoimentos orais. As discussões presentes no trabalho partiram das experiências empíricas no Estágio  Supervisionado e, no Programa Residência Pedagógica, em diálogo teórico com Circe Maria Fernandes Bittencourt (2004), Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima (2005/2006), Selva Guimarães Fonseca (2012), Linda Hammond Darling (2014),Isaíde Bandeira da Silva (2014), Marcos Napolitano (2002) e José Petrúcio de Farias Júnior (2015). Os resultados evidenciaram a importância de os residentes pedagógicos/licenciandos compreenderem os desafios que permeiam o universo docente e as estratégias que podem ser utilizadas a fim de tornar o ensino de História mais dinâmico.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.13132

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


BASES E INDEXADORES

https://www.flacso.org.ar/latinrev/

https://scholar.google.com.br/citations?user=BrkNzRgAAAAJ

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

https://www.crossref.org/

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514