O REGISTRO COMO PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA CRECHE (THE REGISTER AS A SCHOOL EVALUATION PROPOSAL IN THE CONTEXT OF THE CHILDREN'S DAYCARE)

Alisson da Silva Souza

Resumo


O presente trabalho apresenta reflexões sobre a importância dos relatos como estratégia de avaliação na Educação Infantil. Este estudo parte da perspectiva que a avaliação na Educação Infantil não se restringe à mensuração do desempenho das crianças, mas baseia-se em uma investigação qualitativa dos serviços que são oferecidos, isso implica toda instituição, os recursos humanos e materiais que são disponibilizados e principalmente a abordagem pedagógica utilizada, discussão defendida por Moro e Coutinho (2018). Os diários de classe são organizados de modo que permitem as professoras 2 realizar registros mensais sobre o desenvolvimento motor, social e cognitivo das crianças. Essa estratégia de trabalho permite as professoras fazer uma escrita livre das impressões que têm das crianças, e por sua vez, favorece a construção de registros personalizados, isento das padronizações tão comuns nos diários de classe O método de trabalho foi construído a partir de consultas aos diários de classe de turmas de 0 a 3 anos de uma creche da rede pública municipal de Santo Antônio de Jesus. Foi realizada a leitura dos diários de classe, nele para cada criança, são escritas observações mensais, essas anotações compreendem os meses de fevereiro a dezembro, período correspondente ao ano letivo. Após a leitura sequencial dos textos foi realizada uma comparação dos registros e notou-se que as professoras utilizam como referencial o mês anterior para escrever o mês corrente o que deixa claro que os registros funcionam como uma ferramenta de supervisão do trabalho docente. Observouse também que as observações realizadas pelas professoras funcionam como uma orientação de trabalho, pois a partir das constatações efetuadas, as professoras realizam mudanças em suas práticas e buscam desenvolver intervenções que potencializem o desenvolvimento das crianças.

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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11401

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