A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMO FICA A PRÉ-ESCOLA? (TRAINING OF THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER: HOW IS IT IN PRESCHOOL?)

Mariana Faria Oliva, Luiz Otavio Neves Mattos

Resumo


O artigo que é apresentado investigou o processo de formação do professor de educação física nos cursos de licenciatura em educação física de quatro universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro (RJ), para entender se este profissional está sendo formado, adequadamente, para atuar no pré-escolar, com crianças pequenas. Para isso, dedicou-se a; analisar os currículos das quatro Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado do Rio de Janeiro que oferecem o curso de licenciatura em educação física e identificar a existência de disciplinas nos cursos de formação das instituições de ensino superior públicas do Estado do Rio de Janeiro que contemplem, especificamente, a formação do professor de educação física para atuar com crianças pequenas. O estudo tem uma natureza qualitativa descritiva e utilizou a técnica de análise documental para captar as informações relevantes nos documentos das referidas IES. Se inspirou na análise de conteúdos para categorizar e interpretar os dados coletados. À luz dos documentos disponibilizados pelas IES conclui-se que há ausências preocupantes no processo de construção dos saberes pedagógicos e específicos do futuro professor de educação física que irá atuar com turmas de pré-escolar. Identificou-se, igualmente, a ausência de um conceito de criança e de infância assumido pelas respectivas IES.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11396

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


BASES E INDEXADORES

https://www.flacso.org.ar/latinrev/

https://www.sumarios.org/revista/revista-epistemologia-e-pr%C3%A1xis-educativa-epeduc

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

https://www.crossref.org/

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514