REFLEXÕES SOBRE A PSICOLOGIA SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR (REFLECTIONS ABOUT SOCIAL PSYCHOLOGY IN THE SCHOOL CONTEXT)

Alana Prado Rodrigues, Franciane Santos, Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti

Resumo


Este estudo tem como objetivo geral compreender as relações que se estabelecem no contexto escolar, através dos fundamentos da Psicologia Social. Trazemos ao longo desse estudo as contribuições, sentidos e valores que essa disciplina vem influenciado na construção do ser social no ambiente escolar. Diante da dinamicidade da sociedade contemporânea, a escola tem que abandonar certos paradigmas estáticos para acompanhar essa nova configuração social. No entanto, para que ocorra essa mudança, é necessário iniciar com a mudança de pensamento sobre ela, enquanto instituição social, responsável pela formação do indivíduo. Ao longo desse estudo, recorremos às lentes da Psicologia Social para compreender as relações que se estabelecem dentro da escola. A pesquisa desenvolvida é de natureza bibliográfica (GIL, 2011). Assim, compreendemos que a Psicologia Social no contexto escolar pode auxiliar na compreensão das relações que envolvem não somente a aprendizagem, mas também, os conflitos escolares, lutas de classes, relações de poder, dentre outros. Possibilitando aos sujeitos da comunidade escolar uma estrutura mais crítica, transformadora, dialética, ética e afetiva.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10755

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


BASES E INDEXADORES

https://www.flacso.org.ar/latinrev/

https://scholar.google.com.br/citations?user=BrkNzRgAAAAJ

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

https://www.crossref.org/

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514