SIMULAÇÃO CLÍNICA REALÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Elaine Cristina Carvalho Moura, Marianne Rocha Duarte Carvalho, Francisca das Chagas Sheyla Almeida Gomes, Samuel Freitas Soares, Anna Gláucia Costa Cruz, Lyon Richardson da Silva Nascimento

Resumo


Introdução: A comunicação é um processo dinâmico e contínuo, inerente à natureza das organizações de saúde e fundamental para o desenvolvimento das ações gerenciais e assistenciais realizadas. Desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes da competência comunicação profissional em enfermagem favorece a práxis. Objetivo: Descrever a experiência de enfermeiros de um hospital universitário em cenário de simulação clínica realística sobre a competência comunicação. Método: Trata-se relato de experiência realizado no Hospital Universitário e do laboratório de simulação realística do departamento de enfermagem da UFPI no mês de setembro de 2016, tendo como público alvo 19 enfermeiros líderes dos serviços. O treinamento contou com aula-padrão sobre a competência comunicação profissional em enfermagem, seguida de prática por meio de cenário de simulação, constando de: (1) Briefing (10 min), (2) Atuação em Cenário Clínico (20 min), (3) Debriefing (30 min), totalizando uma hora. Resultados: O treinamento constou de caso clínico contemplando o gerenciamento do cuidado em situação profissional complexa, a qual exigia o exercício da competência comunicação profissional nos contextos: intrapessoal, interpessoal, pequeno grupo, organizacional e massa. A vivência do cenário em ambiente fidedigno à realidade, permitiu ampla autorregulação, a partir do trinômio ação-reflexão-ação do processo de comunicação em contextos diferenciados no âmbito hospitalar. Durante o debriefing, o profissionais relataram o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes sobre a competência comunicação que puderam ser transferidos para práxis profissional. Em 2018 os profissionais que participaram do treinamento foram indagados ao que vem em seu pensamento imediato sobre a experiência simulada e, destacam: enriquecimento, conhecimento, reflexão, aprendizagem, relevância e ganhos surpreendentes, demonstrando desse modo o potencial de evocação da prática simulada. Conclusão: A simulação contribuiu para a identificação das barreiras de comunicação em situações profissionais complexas, e aperfeiçoamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes no exercício da competência comunicação necessários a excelente práxis profissional, especialmente em situações de liderança.

Palavras chave: Simulação. Competência. Comunicação. Treinamento. Enfermagem.


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