SIMULAÇÃO CLÍNICA REALÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: A comunicação é um processo dinâmico e contínuo, inerente à natureza das organizações de saúde e fundamental para o desenvolvimento das ações gerenciais e assistenciais realizadas. Desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes da competência comunicação profissional em enfermagem favorece a práxis. Objetivo: Descrever a experiência de enfermeiros de um hospital universitário em cenário de simulação clínica realística sobre a competência comunicação. Método: Trata-se relato de experiência realizado no Hospital Universitário e do laboratório de simulação realística do departamento de enfermagem da UFPI no mês de setembro de 2016, tendo como público alvo 19 enfermeiros líderes dos serviços. O treinamento contou com aula-padrão sobre a competência comunicação profissional em enfermagem, seguida de prática por meio de cenário de simulação, constando de: (1) Briefing (10 min), (2) Atuação em Cenário Clínico (20 min), (3) Debriefing (30 min), totalizando uma hora. Resultados: O treinamento constou de caso clínico contemplando o gerenciamento do cuidado em situação profissional complexa, a qual exigia o exercício da competência comunicação profissional nos contextos: intrapessoal, interpessoal, pequeno grupo, organizacional e massa. A vivência do cenário em ambiente fidedigno à realidade, permitiu ampla autorregulação, a partir do trinômio ação-reflexão-ação do processo de comunicação em contextos diferenciados no âmbito hospitalar. Durante o debriefing, o profissionais relataram o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes sobre a competência comunicação que puderam ser transferidos para práxis profissional. Em 2018 os profissionais que participaram do treinamento foram indagados ao que vem em seu pensamento imediato sobre a experiência simulada e, destacam: enriquecimento, conhecimento, reflexão, aprendizagem, relevância e ganhos surpreendentes, demonstrando desse modo o potencial de evocação da prática simulada. Conclusão: A simulação contribuiu para a identificação das barreiras de comunicação em situações profissionais complexas, e aperfeiçoamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes no exercício da competência comunicação necessários a excelente práxis profissional, especialmente em situações de liderança.
Palavras chave: Simulação. Competência. Comunicação. Treinamento. Enfermagem.
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