USO DE VIDEOGAMES NO ESTÍMULO DA MEMÓRIA
Resumo
Introdução: O cérebro, assim como o corpo, necessita ser exercitado todos os dias. Certos jogos podem auxiliar na recuperação e na estimulação diária do mesmo, aumentando os estímulos no hipocampo, área do cérebro responsável pela memória. O uso de videogames está presente no cotidiano de grande parte das pessoas, considerando que cerca de três bilhões de horas por dia são gastas com jogos. Objetivo: Analisar os benefícios trazidos a memória através da utilização de videogames. Método: Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados SCOPUS, MEDLINE e LILACS. Os termos de busca foram Video Games e Memory, cadastrados no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e MeSH (Medical Subjetcts Headings). Incluíram-se estudos originais publicados em português, espanhol ou inglês, sem restrição de ano. Estudos que mencionavam jogos em computadores ou dispositivos portáteis foram desconsiderados. Previamente, encontraram-se 37 estudos, foram excluídos estudos duplicados e desconexos com os critérios pré-estabelecidos, totalizando 19 publicações. Resultados: O incremento do jogo de videogame no treinamento da capacidade de memória de trabalho nos adolescentes e adultos mostra-se eficaz, visto que aumenta o tempo de treinamento e a motivação para este. Jogos de ação proporcionam um ambiente visual complexo e melhora a velocidade de codificação da informação visual para a memória visual de curto prazo, dependendo do tempo dedicado, ou seja, indivíduos com ampla experiência em jogos de ação aumentam a memória para estímulos rapidamente apresentados. Os benefícios do videogame se estendem a idosos, nos quais o intenso treino cognitivo com jogos tem efeito positivo em domínios de cognição, como a atenção sustentada, funções executivas, velocidade de processamento, flexibilidade cognitiva e coordenação visomotora. Conclusão: Observou-se melhor desempenho em várias competências cognitivas, como atenção, memória e processamento perceptual. Entretanto, faz-se necessário orientações sobre o uso desta tecnologia, pois há risco de causar dependência e problemas na visão.
Palavras chave: Memória. Jogos de Vídeo. Tecnologia Biomédica.
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