USO DE VIDEOGAMES NO ESTÍMULO DA MEMÓRIA

Agostinho Antônio Cruz Araújo, Mayrla Karen Rodrigues Mesquita, Maria Paula Macêdo Brito, Jacklinne Vieira Amaral, Francisca Aline Amaral da Silva, Grazielle Roberta Freitas da Silva

Resumo


Introdução: O cérebro, assim como o corpo, necessita ser exercitado todos os dias. Certos jogos podem auxiliar na recuperação e na estimulação diária do mesmo, aumentando os estímulos no hipocampo, área do cérebro responsável pela memória. O uso de videogames está presente no cotidiano de grande parte das pessoas, considerando que cerca de três bilhões de horas por dia são gastas com jogos. Objetivo: Analisar os benefícios trazidos a memória através da utilização de videogames. Método: Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados SCOPUS, MEDLINE e LILACS. Os termos de busca foram Video Games e Memory, cadastrados no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e MeSH (Medical Subjetcts Headings). Incluíram-se estudos originais publicados em português, espanhol ou inglês, sem restrição de ano. Estudos que mencionavam jogos em computadores ou dispositivos portáteis foram desconsiderados. Previamente, encontraram-se 37 estudos, foram excluídos estudos duplicados e desconexos com os critérios pré-estabelecidos, totalizando 19 publicações. Resultados: O incremento do jogo de videogame no treinamento da capacidade de memória de trabalho nos adolescentes e adultos mostra-se eficaz, visto que aumenta o tempo de treinamento e a motivação para este. Jogos de ação proporcionam um ambiente visual complexo e melhora a velocidade de codificação da informação visual para a memória visual de curto prazo, dependendo do tempo dedicado, ou seja, indivíduos com ampla experiência em jogos de ação aumentam a memória para estímulos rapidamente apresentados. Os benefícios do videogame se estendem a idosos, nos quais o intenso treino cognitivo com jogos tem efeito positivo em domínios de cognição, como a atenção sustentada, funções executivas, velocidade de processamento, flexibilidade cognitiva e coordenação visomotora. Conclusão: Observou-se melhor desempenho em várias competências cognitivas, como atenção, memória e processamento perceptual. Entretanto, faz-se necessário orientações sobre o uso desta tecnologia, pois há risco de causar dependência e problemas na visão.

Palavras chave: Memória. Jogos de Vídeo. Tecnologia Biomédica.

 


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