Editorial

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Alexandra Lima da Silva

Resumo


Editorial

O número 2 da revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, conta com uma entrevista com o professor doutor Pablo Álvarez Domíngues, nomeado entre os 10 educadores do ano na Espanha. A revista traz também, a primeira parte do dossiê temático A dimensão educativa das séries, organizado por professora Alexandra Lima da Silva, Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti e Jéssica Mara Raul. A partir da preocupação com a formação acadêmica dos jovens pesquisadores, a produção textos em coautoria com estudantes foi fortemente estimulada.

As autoras Ana Maria Marques Fernanda Nogueira da Cruz analisam a especificidade das prisões femininas no artigo Orange is the new black e o silêncio sobre o encarceramento de mulheres. As representações sobre mulheres negras foi o foco no artigo “Young, gifted and black”: representatividade e diversidade em Grey’s Anatomy, de Jéssica Mara Raul e Alexandra Lima da Silva. No artigo Olha que COISA MAIS LINDA? Quatro mulheres num mar de desafios, Gislene Danielle de Carvalho e Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti indicam as possibilidades em torno da série Coisa mais linda. A aclamada Game of Thrones foi o foco de Naiana Lopes Pimentel, em artigo intitulado Entre guerreiras e rainhas: representação feminina na série Game of Thrones. O artigo Na maré dos scripts digitais: o caráter educativo da fanfiction Todo mundo odeia o Chris, de Robson Fonseca Simões encerra esta primeira parte do dossiê sobre o universo das séries.

A revista também publica artigos de fluxo contínuo. A formação docente no México foi o foco do artigo Formación e identidade docente: imaginarios de las educadoras en el México del siglo XX, de Mercedes Guadalupe Muñiz Vega, María del Rosario Auces Flores e Blanca Susana Vega Martínez. O artigo Escola, família e religião católica nos debates educacionais brasileiros (Anos 1950/1960), de Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi traz importantes contribuições para o campo da História da Educação brasileira. Por fim, o artigo Agenor Moreira Sampaio, o Sinhozinho, 1891-1962: uma vida pela capoeira e pelo esporte da cidade do Rio de Janeiro, de Ricardo Martins Porto Lussac, procura dar visibilidade a trajetória de um importante capoeirista carioca.

Acreditamos que o diálogo e a promoção de debates seja parte constituinte do processo formativo, de maneira ampla. Desejamos uma excelente leitura.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v1i2.9986

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2675-1496

BASES E INDEXADORES

LATINDEX https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29358

SUMÁRIOS https://www.sumarios.org/revista/caminhos-da-educação

CROSSREF https://www.crossref.org/ 

FLACSO https://www.flacso.org.ar/latinrev/

CNEN http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

ORCID http://www.orcid.org

ABEC Brasil https://www.abecbrasil.org.br

GOOGLE ACADÊMICO https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=2&user=xO14s_4AAAAJ