Agenor Moreira Sampaio, o Sinhozinho, 1891-1962: uma vida pela capoeira e pelo esporte da cidade do Rio de Janeiro

Ricardo Martins Porto Lussac

Resumo


Resumo

Agenor Moreira Sampaio, o Sinhozinho, 1891-1962, iniciou-se cedo nos esportes. Foi um atleta vencedor e um grande instrutor de Educação Física, formando campeões. Era Boêmio, de personalidade forte e marcante. Foi um dos pioneiros do esporte na cidade do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. Aprimorou-se lendo tratados estrangeiros de cultura física e mantinha estreito relacionamento com a Escola Nacional de Educação Física. Com inúmeras contribuições no ensino dos esportes, ensinou gratuitamente a Capoeira, não conseguindo comercializar este seu trabalho, apesar de obter expressivos resultados em combates de vale-tudo. A singularidade presente em sua prática, inclusive com a invenção de aparelhos, e as respectivas contribuições no ensino, resgate e difusão da Capoeira carioca, o consagraram como um dos maiores representantes na história do jogo-luta. Investigar, analisar e discutir os aspectos mais relevantes da vida esportiva e social de Agenor Moreira Sampaio, e suas contribuições para a Capoeira e para o esporte, torna relevante este trabalho por serem escassas as reflexões e pesquisas acadêmicas a respeito deste sujeito e de suas contribuições. Procurou-se por meio de um tratamento interpretativo e qualitativo estabelecer um diálogo entre as principais fontes, as obras de André Lacé Luiz Lopes e a biografia de Rudolf Hermanny, ambos alunos de Sinhô, e os autores e documentos que compuseram parte da fundamentação teórica destes autores, entre eles, precipuamente: Inezil Penna Marinho, Mário Peixoto, Ruy Castro e Sergio Pettezonni; e três importantes reportagens de jornais entre as décadas de 1930-50. Deste modo, este estudo ilumina parte de questões que envolvem o assunto ao analisar e confrontar as fontes e documentos, discutindo os processos de socialização envolvidos e as trajetórias de formação, as memórias, narrativas e experiências deste personagem da vida carioca. Deste modo, é possível inferir que esta pesquisa contribui com importantes subsídios sobre o tema.

Palavras-chave: Capoeira. Esporte. Sinhozinho.


Texto completo:

PDF

Referências


BURLAMAQUI, Annibal (Zuma). Gymnastica Nacional (Capoeiragem) – methodizada e regrada. Rio de Janeiro: Editora, 1928.

CASTRO, Ruy. Ela é Carioca: uma enciclopédia de Ipanema. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2002.

DUTRA, Eloy. Boletim da A.A.A.S. nº 1. jun. 1946.

FARIA JÚNIOR, Alfredo Gomes de. Pesquisa e Produção do conhecimento em Educação Física. SBDEF. p. 16-19, Editora Livro Técnico, 1991.

HERMANNY, Rudolf. Rudolf Hermanny. Luiz Carlos Lisboa, organizador. Rio de Janeiro: Ediouro: Ed. Rio, 2003.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. – 3ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2006.

LIMA e SILVA, Waldemar de. Colaborador: FARIA, Alberto Latorre de. Defesa Pessoal (Método eclético – Box – Jiu-jitsu – Capoeiragem – Luta livre) Contendo os regulamentos de Box internacional, Jiu-jitsu, Luta romana, Box francês e Capoeiragem. Ilustrado com 201 gravuras. Rio de Janeiro: Editor Borsoi, 1951.

LOPES, André Luiz Lacé. A Capoeiragem no Rio de Janeiro, primeiro ensaio – Sinhozinho e Rudolf Hermanny. Rio de Janeiro. Editora Europa, 2002.

_________. A Volta do Mundo da Capoeira. 1ª edição, Rio de Janeiro: Coreográfica Editora e Gráfica, 1999.

LUSSAC, Ricardo Martins Porto (Mestre Teco). Desenvolvimento psicomotor fundamentado na prática da capoeira e baseado na experiência e vivência de um mestre da capoeiragem graduado em educação física. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Projeto A vez do Mestre (Monografia de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Psicomotricidade), 2004.

MARINHO, Inezil Penna. Subsídios para o estudo da metodologia do treinamento da capoeiragem. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1945.

MATTOS, Mauro Gomes de; ROSSETO JÚNIOR, José; BLECHER, Shelly. Teoria e prática da metodologia da pesquisa em educação física: construindo seu trabalho acadêmico: monografia, artigo científico e projeto de ação. São Paulo: Phorte, 2004.

NORONHA, Luiz. Malandros: notícias de um submundo distante. Rio de Janeiro: RELUME Dumará: Prefeitura – Coleção Arenas do Rio - 12, 2003.

PEIXOTO, Mário. Ipanema de A a Z. Rio de Janeiro: Aacohen, 1999.

PETTEZONNI, Sergio. Rio para não chorar. Rio de Janeiro: Catau, 1995.

PIRES, Antonio Liberac Cardoso Simões. Culturas Circulares: a Formação Histórica da Capoeira Contemporânea no Rio de Janeiro. Curitiba: Editora Progressiva, 2010.

REA, L. M; PARKER, R. A. A metodologia da pesquisa: do planejamento à execução. São Paulo, Pioneira, 2000.

REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio sócio-etnográfico. 1. ed., Salvador: Itapuã, Coleção Baiana, 1968.

SILVA, Raul Mendes; CACHAPUZ, Paulo Brandi; LAMARÃO, Sérgio (org.). Getúlio Vargas e seu tempo. Rio de Janeiro: BNDES, 2004.




DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v1i2.9911

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2675-1496

BASES E INDEXADORES

LATINDEX https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29358

SUMÁRIOS https://www.sumarios.org/revista/caminhos-da-educação

CROSSREF https://www.crossref.org/ 

FLACSO https://www.flacso.org.ar/latinrev/

CNEN http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

ORCID http://www.orcid.org

ABEC Brasil https://www.abecbrasil.org.br

GOOGLE ACADÊMICO https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=2&user=xO14s_4AAAAJ