Ensinar pelas séries: Atipycal e a problemática do transtorno do espectro do autismo (tea)
Resumo
Pensar como o seriado Atipycal pode ser utilizado como um recurso pedagógico, é o objetivo desse artigo. Para tanto, exploramos alguns aspectos das três temporadas de Atipycal, seriado produzido pela Netflix. Atipycal aborda de uma forma descontraída as dificuldades e desafios enfrentados por Sam, um adolescente dentro do espectro autista, em grau leve. Ao problematizar as relações familiares e as dificuldades encontradas pela família Gardner para lidar com Sam, a série também evidencia a importância do engajamento da família para o desenvolvimento de uma pessoa dentro do espectro. Dessa forma, o seriado é um importante mecanismo que possibilita ao público conhecer e refletir sobre as condições de vida e a inclusão escolar e social de uma pessoa autista. Assim, a série pode ser utilizada como um recurso pedagógico em sala de aula, pois, Atypical nos possibilita refletir sobre como a escola tem lidado com as diferenças.
Palavras-chave: Seriado; TEA; Dimensão educativa.
Teaching trought series: Atipycal and Autism Spectrum Disorder (ASD)
Abstract: Reflecting on how the TV serie Atipycal can be used as a pedagogical resource is the goal of this paper. Therefore, we explore some aspects of the three seasons of the TV serie Atipycal, produced by Netflix. Atipycal explores, in a humorous way, the difficulties and challenges faced by Sam, a teenager within the autistic spectrum, in a slight degree. By problematizing family relationships and the difficulties encountered by the Gardner family in dealing with Sam, the TV serie also highlights the importance of family engagement for the development of a person within the spectrum. Consequently, the show is an important mechanism that enables the public to know and reflect on the living conditions and the school and social inclusion of an autistic person. This means that, the Tv serie can be used as a pedagogical resource in the classroom, because Atypical enables us to reflect on how the school has dealt with differences.
Keywords: TV Serie; ASD; Educational dimension.
Texto completo:
PDFReferências
Referências
ALVES, Brunna D´Luise Turato Lotti. Séries de Televisão nas aulas de Geografia: uma estratégia didática In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2018, p. 01-09. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/download/397/487/ Acesso em: 16 de jul. de 2019.
ATYPICAL, (Season 1) (Seriado). Direção: Joe Kessler, Michael Patrick, Jann Seth Gordon, Produtora: Netflix, Duração: 260 minutos, 2017.
ATYPICAL, (Season 2) (Seriado). Direção: Geeta Patel, Joe Kessler, Pete Chatmon, Ryan Csse, Silver Treen, Produtora: Netflix, 297 minutos, 2018.
ATYPICAL, (Season 3) (Seriado). Direção: Robia Rashid, Produtora: Netflix, Duração: 319 minutos, 2019.
BRAGA, Udineia Braga. O uso da mídia cinema como ferramenta de aprendizagem nas aulas de História. In: XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os Preconceitos: História e Democracia, 2017, p. 01-12.
LOCATELLI, Aline Locatelli; MACUGLIA, Uliane. As séries de TV como ferramenta pedagógica no ensino de Química, Revista Thema, 2018, vol. 15, Nº 4, p. 1294- 1301. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1086 Acesso em: 16 de jul. de 2019.
LOURO, Lopes Guacira. O cinema como pedagogia. In: LOPES, Eliana, M. Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia, Greive. 500 anos de história da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MAIA FILHO, Antônio Luiz. A importância da família no cuidado da criança autista. Revista Saúde em Foco. Teresina, v. 3, n. 1, art. 1, jan./jun. 2016, p. 66-83. Disponível em: http://www4.fsanet.com.br/revista/index.php/saudeemfoco/article/viewFile/719/1000 Acesso em: 24 de jul. de 2019.
PEREIRA, Lara Rodrigues; SILVA, Cristiani Bereta da. Como utilizar o cinema em sala de aula? Notas a respeito das prescrições para o ensino de História. ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 21, n. 2, Passo Fundo, jul./dez. 2014, p. 318-335.
PIMENTA, Herbene Fernandes; BARBOSA João Paulo da Silva. O autismo no ambiente familiar e a interação família escola: um estudo de caso. III Congresso Internacional de Educação Inclusiva & III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva e Direitos Humanos, Campina Grande – PB, 2018, p. 01-12. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID623_11082018132007.pdf Acesso em: 24 de jul. de 2019.
SANTA, Amanda de. O papel da escola. Folha de Londrina, 13 de fev. de 2019. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/as-dificuldades-na-inclusao-da-crianca-autista-na-escola-1026606.html Acesso em: 18 de jul. de 2019.
SILVA, Alexandra Lima da; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Viagens pelo cinema: convites à história da educação. Teresina: EDUFPI, 2019.
SKLIAR, Carlos. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, David (Org). Inclusão e educação: doze olhares sob a educação inclusiva. São Paulo: Summu, 2006.
SCHVARZMAN, Sheila. Marc Ferro, cinema, história e cinejornais: Histoire parallèle e a emergência do discurso do outro. ArtCultura, Uberlândia, v. 15, n. 26, p. 187-203, jan.-jun. 2013.
SOUZA, Jéssica Itaiane R. de; LEITE, Bruno S. Utilização das Séries de TV no Ensino de Química. Rev. Virtual Quimica. |Vol 10, No. 4, 749-766. Disponível em: http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v10n4a02.pdf Acesso em: 16 de jul. de 2019.
TENORIO, Goretti; PINHEIRO, Chloé. O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento. Saúde, 2 abr, 2018. Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/o-que-e-autismo-das-causas-aos-sinais-e-o-tratamento/ Acesso em: 17 de jul. de 2019.
DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.9903
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2675-1496
BASES E INDEXADORES
LATINDEX https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29358
SUMÁRIOS https://www.sumarios.org/revista/caminhos-da-educação
CROSSREF https://www.crossref.org/
FLACSO https://www.flacso.org.ar/latinrev/
CNEN http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre
ORCID http://www.orcid.org
ABEC Brasil https://www.abecbrasil.org.br
GOOGLE ACADÊMICO https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=2&user=xO14s_4AAAAJ