A distração da meninada nas ruas de São Paulo no início do século XX

Eliane Mimesse Prado

Resumo


As crianças e jovens que viviam na cidade paulistana nos anos iniciais do século XX tiveram seus momentos para a diversão, normalmente com grupos de amigos. Identificaram-se  brincadeiras e jogos conhecidos entre esses sujeitos. A cidade de São Paulo crescia a cada dia, com a entrada de imigrantes das mais diversas etnias. As novas fábricas atraiam a mão de obra que estava ociosa no interior do estado. O aumento no fluxo de bondes para o transporte de passageiros e de carroças de serviços nas ruas cresceu, na mesma proporção que as fábricas. As ruas tornaram-se mais movimentadas e, consequentemente, mais perigosas, começaram a ameaçar e restringir a diversão da meninada. A fonte primária para este estudo foram as notícias de um periódico em circulação chamado O Estado de S. Paulo. As referências teóricas foram compostas por Cruz (2013) quando tratou da urbanização da cidade paulistana e de Pereira (2010) que focou no desenvolvimento fabril e urbano no início do século XX; Moura (2000) abordou a questão do trabalho infantil na urbe; e Autor (2018) por estudar os abandonados e órfãos na capital paulista; entre outros. Conclui-se que, apesar da expansão da cidade e do breve trânsito nas ruas, as crianças e jovens conseguiram divertir-se e encontrarem locais para sua recreação

Texto completo:

PDF

Referências


BIONDI, Luigi. Imigração italiana e movimento operário em São Paulo: um balanço historiográfico. In: CARNEIRO, Maria Luiza Tucci; CROCI, Federico & FRANZINA, Emilio (Org.s) História do trabalho e História da imigração: trabalhadores italianos e sindicatos no Brasil (séculos XIX e XX). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, 2010, p. 23-48.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. 3. ed. Tradução Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

CHARTIER, Roger. Escutar os mortos com os olhos. Tradução Jean Briant. Estudos Avançados. São Paulo, v. 24, n. 69, p. 07-30, 2010.

COHEN, Ilka Stern. Diversificação e Segmentação dos Impressos. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013. p. 103-130.

CRUZ, Heloisa de Faria. São Paulo em papel e tinta: periodismo e vida urbana 1890-1915. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2013.

ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Imprensa a serviço do progresso. In: MARTINS, Ana Luiza e LUCA, Tânia Regina de (org.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Ed. ver. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi et al. Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005, p. 111-154.

MATOS, Maria Izilda Santos de. Cotidiano e cultura: história, cidade e trabalho. Bauru/SP: Editora da Universidade Sagrado Coração, 2002

MATHEUS, Leticia Cantarela. Um “spam telegráfico”: investigações sobre novas formas de circulação noticiosa no final do século XIX no Brasil. In: MATHEUS, Leticia Cantarela (org.). História da Comunicação: experiências e perspectivas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014. p. 113-134.

MIMESSE . A educação e os imigrantes italianos: da escola de primeiras letras ao grupo escolar. 2. ed. São Paulo: Iglu, 2010.

_____. (org.) Bambini Brasiliani: a infância das crianças italianas e ítalo-brasileiras. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2013.

MOURA, Esmeralda Blanco Bolsonaro de. Crianças operárias na recém industrializada São Paulo. In: PRIORE, Mary del (org.) História das crianças no Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2000, p. 259-288.

PEREIRA, Robson Mendonça. Washington Luís na administração de São Paulo (1914-1919). São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 2010.

PRADO. O convívio concomitante e frugal das escolas elementares públicas e privadas paulistanas. Educar em Revista. Curitiba, v. 58, p. 183–198, out./dez. 2015.

_____. Indícios corriqueiros da vida de jovens e crianças na cidade de São Paulo (1870-1912). História Unicap. Recife, v. 5, n. 9, p. 119-133, jan./jun. 2018.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado de Economia e Planejamento. Instituto Geográfico e Cartográfico. Planta geral da cidade de São Paulo, 1905.




DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.9734

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2675-1496

BASES E INDEXADORES

LATINDEX https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29358

SUMÁRIOS https://www.sumarios.org/revista/caminhos-da-educação

CROSSREF https://www.crossref.org/ 

FLACSO https://www.flacso.org.ar/latinrev/

CNEN http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

ORCID http://www.orcid.org

ABEC Brasil https://www.abecbrasil.org.br

GOOGLE ACADÊMICO https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=2&user=xO14s_4AAAAJ