A fundação da Licenciatura em Música da Universidade Federal de Campina Grande: apontamentos históricos

João Valter Ferreira Filho

Resumo


O presente trabalho lança mão de pesquisas bibliográficas, documentais e junto a fontes orais para apresentar os principais traços do longo processo histórico que culminou na fundação da Licenciatura em Música da Universidade Federal de Campina Grande, ocorrida no ano de 2009. Partindo de registros historiográficos e das memórias trazidas à tona por pessoas-fonte alcançadas no decorrer da pesquisa, o histórico elaborado em torno do processo de fundação do curso – que até a presente pesquisa consistia em uma expressiva lacuna nos registros de história e memória da educação musical campinense – permite, ainda, perceber a relevância da criação de um curso superior para a formação de professores no cenário local, ao passo que também revela as principais opções assumidas quando de sua instauração naquela universidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Romero Ricardo Damião. Depoimento oral concedido ao pesquisador João Valter Ferreira Filho. Campina Grande, junho de 2020.

BARBOSA, Fernando José Torres. Depoimento oral concedido ao pesquisador João Valter Ferreira Filho. Campina Grande, junho de 2020.

CARNEIRO, Francisco Luiz Jeaninne Andrade. Quinteto Armorial: timbre, heráldica e música. 2017. 225 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

JORDÃO, Fabrícia Cabral de Lira. O Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba 1978/1985. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

MOTA, Wellington Santos. Caminhos para inovação: o caso UFCG, 2017. 29 slides. Disponível em: < https://silo.tips/download/caminhos-para-a-inovaao-o-caso-ufcg-wellington-santos-mota>. Acesso em 21 jul. 2020.

NASCIMENTO, Jeter Maurício da Silva. A Música no contexto universitário: um estudo da prática coral na UFPB, Campus II, entre 1978 e 1982. 48 p. 2014. Monografia de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2014.

PERES, Carlos Allan. Depoimento oral concedido ao pesquisador João Valter Ferreira Filho. Campina Grande, junho de 2020.

SILVA, Vladimir Alexandro Pereira da. Depoimento oral concedido ao pesquisador João Valter Ferreira Filho. Campina Grande, junho de 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Câmara Superior de Ensino. Resolução n. 08/2008. Aprova a criação do Curso de Música, na Unidade Acadêmica de Artes do Centro de Humanidades do Campus de Campina Grande desta Universidade, e dá outras providências. Campina Grande, 2008.




DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12403

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2675-1496

BASES E INDEXADORES

LATINDEX https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29358

SUMÁRIOS https://www.sumarios.org/revista/caminhos-da-educação

CROSSREF https://www.crossref.org/ 

FLACSO https://www.flacso.org.ar/latinrev/

CNEN http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

ORCID http://www.orcid.org

ABEC Brasil https://www.abecbrasil.org.br

GOOGLE ACADÊMICO https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=2&user=xO14s_4AAAAJ