Polifonia da fé protestante: a Música Sacra como elemento educativo em Henriqueta Rosa Fernandes Braga (1961)

Marco Antonio Toledo Nascimento, Priscila de Araujo Garcez

Resumo


No campo da História da Educação, as pesquisas sobre mulheres protestantes que se destacaram a partir do trabalho que desenvolveram nas igrejas ainda são incipientes. Algumas delas, que atuaram nas mais variadas frentes, particularmente por meio da educação, ainda permanecem silenciadas e/ou invisibilizadas. Diante disso, abrimos as cortinas do palco para Henriqueta Rosa Fernandes Braga, musicista, musicóloga e professora congregacional, que teve uma trajetória expressiva na educação musical protestante. Na organização do hinário Salmos e Hinos, regência do coral, escrita de livros para a educação musical de adultos e crianças e tantas outras atribuições que exerceu dentro e fora da Igreja Evangélica Fluminense, Henriqueta legitimou-se como referência em Música Sacra no Brasil, especialmente por conta da pesquisa histórica exaustiva que empreendeu na escrita do livro Música Sacra Evangélica no Brasil (Contribuições à sua História), editado em 1961, pela Editora Kosmos. Diante do exposto, interpretar as concepções de Henriqueta sobre educação musical, na obra supramencionada, é o objetivo deste trabalho. A partir dos textos que publicou, ela desvelou a sua vinculação à música, em interlocução com outros sujeitos, o caráter educativo da hinologia aplicada nas Escolas Dominicais, o viés pedagógico da organização das músicas por temáticas, os valores puritanos de vigilância divina para a moderação dos corpos e das mentes, presentes nas letras dos hinos e o caráter formativo dos programas radiofônicos evangélicos.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Ruth Salviano. Vozes femininas no início do protestantismo brasileiro – escravidão, Império, religião e papel feminino. São Paulo: Hagnos, 2014.

AMORIM, Humberto. J. Octaviano e Oscar Guanabarino: “a verdade é uma aposta de lutas”. Revista Música, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 119-172, 2020.

AMSTEL, Narayana Astra Van; QUITZAU, Evelise Amgarten; MORAES & SILVA, Marcelo. “O corpo como residência do Espírito Santo”: a educação do corpo na obra de Benjamin Franklin (1732-1790). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v.21, e146, p. 1-26, 2021.09/12/2020.

ANDERS, Rodolfo. A Escola Dominical. Rio de Janeiro: Confederação Evangélica do Brasil, 1949.

AZEVEDO, Israel Belo de. A Celebração do indivíduo: a formação do pensamento batista brasileiro. Piracicaba: Unimep/São Paulo: Exodus, 1996.

BACH, Johann Sebastian. In: DICTIONNAIRE de la musique. Paris: Larousse, 2017.

BERTINATTI, Nicole; NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. Os modelos de organização das Escolas Dominicais presbiterianas no Brasil: o ideal e o possível. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo: ANPUH, 2011. p.4

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Org.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BRAGA, Henriqueta Rosa Fernandes. Música Sacra Evangélica no Brasil (Contribuição à sua História). Rio de Janeiro: Livraria Kosmos Editora, 1961.

BRITO, Carlos Renato de Lima. Aprendizagem de música no cotidiano das organistas da Congregação Cristã no Brasil em Juazeiro do Norte. 2016. 125f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Música - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

BURITI, Iranilson; BARROS, Moisés Alves de. “Onde Deus nos outorga constante instrução”: a educação como tática de inserção do protestantismo no Brasil. In: VIEIRA, Cesar Romero Amaral e NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas. Contribuições do protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2016.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

CARDOSO, Douglas Nassif. Convertendo através da música – a história de Salmos e Hinos. São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2005.

CORDEIRO, Ana Lúcia Meyer. Metodismo e educação no Brasil: as tensões com o catolicismo na Primeira República. 203f. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) – Instituto de Ciências Humanas - Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF, Juiz de Fora, 2008.

COSTA, Patricia Coelho da. Educadores do rádio: concepção, realização e recepção de programas educacionais radiofônicos (1935-1950). 280f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação— Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2012.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1987.

______, Norbert. O processo civilizador – uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

GARCEZ, Priscila de Araujo. A fé pelas palavras: trajetória de Judith Tranjan na educação metodista. 204f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, Rio de Janeiro, 2017.

GARCIA, Malinalli Peral; DUBÉ, Francis. Estrategias Pedagógicas para Desarrollar las Habilidades Metacognitivas del Alumno de Instrumento com el Fin de Maximizar la Eficacia de sus Prácticas Instrumentales.Revista Internacional de Educación Musical, Granada, n. 2, julho, p. 36-462014.

GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

HALLAM, Susan. The development of metacognition in musicians: Implication for education. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 18, n. 1, p. 27-39, 2001.

HAENDEL, George Friedrich. In: DICTIONNAIRE de la musique. Paris: Larousse, 2017.

IGREJA EVANGÉLICA FLUMINENSE. Escola Dominical – Histórico (1855-1932). Rio de Janeiro: Igreja Evangélica Fluminense, 1932.

LORENZETTI, Michelle ArypeGirardi. Formar-se e ser formador: rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana. 2019. 236f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Música - Instituto de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

LÜHNING, Angela. Colaboração de quem com quem? Diálogos entre educação musical e etnomusicologia. In: NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo; STERVINOU, Adeline. Música e colaboração: perspectivas para a educação musical. Sobral: Sobral Gráfica e Editora, 2019. p. 85-108.

MENDONÇA, Antônio Gouveia. O celeste porvir: a inserção do protestantismo no Brasil. São Paulo: Paulinas, 1984.

O JORNAL BATISTA. 26/04/1981; 03/05/1981; 10/05/1981; 21/06/1983; 17/07/1983. Disponível em: http://acervo.batistas.com/Acesso em 12/02/2021.

PERROT, Michelle. Os excluídos da história – operários, mulheres, prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

______, Michelle. Minha história das Mulheres. São Paulo: Contexto, 2015.

REZZUTTI, Paulo Marcelo. Domitila, uma biografia revisitada. In: VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; CORDEIRO, Verbena Maria Rocha; VICENTINI, Paula Perin. (Auto) biografia, literatura e história. Curitiba: CRV, 2014.

RIBEIRO, Margarida Fátima Souza. Rastros e rostos do protestantismo brasileiro: uma historiografia de mulheres metodistas. 240f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - Universidade Metodista de São Paulo/UMESP, São Bernardo do Campo, 2008.

ROCHA, João Gomes da. Salmos e Hinos. Rio de Janeiro: Igreja Evangélica Fluminense, 2003.

SANTOS, Lyndon de Araújo dos. As outras faces do sagrado: protestantismo e cultura na Primeira República brasileira. 2004. 340f. Tese (Doutorado). Faculdade de Letras de Assis — Universidade Estadual Paulista/UNESP, Assis, 2004.

SANTOS, João Marcos Leitão. Religião e educação – Contribuição protestante à educação brasileira (1860-1911). Revista Tópicos Educacionais, Recife, v.17, nº 1-3, p. 113-151, 2007.

SANTOS, Regina Márcia Simão; REQUIÃO, Luciana. A Educação Musical no Estado do Rio de Janeiro. In: OLIVEIRA, Alda; CAJAZEIRA, Regina. Educação Musical no Brasil. Salvador: P&A, 2007. p. 130-144.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Se Deus fosse um ativista de direitos humanos. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

SOUZA, Priscila Gomes de. Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN: um estudo sobre música e educação musical. 2015. 193f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música - Escola de Música - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

TRAVASSOS, Elizabeth. Redesenhando as fronteiras do gosto: estudantes de música e diversidade musical. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 5, n. 11, p. 119-144, out. 1999.

VICENTINI, Érica de Campos. A produção musical evangélica no Brasil. 280f. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas— Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2007.

WEINGÄRTNER, Daniela. Os sentidos das práticas musicais da comunidade da Velha Central, em Blumenau-SC. 2018. 157f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música - Centro de Artes - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.




DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12360

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2675-1496

BASES E INDEXADORES

LATINDEX https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29358

SUMÁRIOS https://www.sumarios.org/revista/caminhos-da-educação

CROSSREF https://www.crossref.org/ 

FLACSO https://www.flacso.org.ar/latinrev/

CNEN http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

ORCID http://www.orcid.org

ABEC Brasil https://www.abecbrasil.org.br

GOOGLE ACADÊMICO https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=2&user=xO14s_4AAAAJ