O cotidiano da secretaria de educação como espaço de formação para os coordenadores pedagógicos

Marcio Bernardino Sirino

Resumo


Este presente ensaio tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de formação aos coordenadores pedagógicos de dentro das Secretarias de Educação. Faz-se necessário sinalizar que esta construção se deu a partir de uma experiência, nesta função, na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SECT), de Angra dos Reis/RJ, entre os anos 2012 e 2013. Por meio de uma escrita narrativa (ALVES; OLIVEIRA, 2001, OLIVEIRA, 2010, GARCIA; OLIVEIRA, 2015 e OLIVEIRA; SÜSSEKIND, 2016), em articulação com referenciais bibliográficos sobre a temática da coordenação pedagógica (ALMEIDA; PLACCO, 2010 e PLACCO; ALMEIDA, 2012), o texto tenciona as seguintes abordagens:  atendimentos individuais, diálogos e embates, programas e projetos, relações interpessoais e sociais, reuniões de gerência, seleção de materiais, seminários, trabalho burocrático e visitas pedagógicas – evidenciando, no desfecho, que todos estes espaços formativos constituem a formação do coordenador pedagógico.


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DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v3i2.11985

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