Cartografias da sala de aula: o fracionamento das relações étnico-racializadas

Maria de Fátima Garcia, Micarla Silva de Azevedo, Ana Maria Pereira Aires

Resumo


Esta pesquisa aborda o racismo na sala de aula numa turma do 4º Ano do Ensino Fundamental em uma escola pública na microrregião do Seridó Potiguar, estado do Rio Grande do Norte. O estudo investiga a relação entre crianças negras e não-negras sob a ótica dos estudos decoloniais e pressupostos da cartografia social da sala de aula por meio da metodologia de ensino do Trabalho em Grupo. O estudo caracteriza-se como qualitativo quanto a abordagem, e exploratório quanto aos objetivos. Os resultados apontam comportamentos excludentes adotados por crianças não-negras e professores, sendo que a cor da pele (de)marca os lugares de (não)pertencimento dos alunos negros gerando visível tensionamento no processo de constituição da identidade negra e consequente perda do potencial escolar dessas crianças.


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DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v3i2.11674

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