Mulheres Intelectuais, cultura e educação no Brasil: notas de apresentação de um tema

Evelyn de Almeida Orlando

Resumo


A proposta deste dossiê nasceu da lacuna identificada em um balanço realizado nas quatro revistas de História da Educação existentes no Brasil e nos anais do principal congresso da área - Congresso Brasileiro de História da Educação/CBHE - acerca desta temática. Do conjunto de trabalhos catalogados que enfocam as mulheres como sujeitos históricos, considerando sua presença, seus processos de formação e modos de participação na produção e mediação de saberes culturais, e atentando para a multiplicidade de práticas educativas que exerceram, poucos lançam luz para sua condição de intelectual. Essa lacuna é identificada em duas instâncias: nos trabalhos sobre mulheres elas raramente figuram como intelectuais e os trabalhos sobre intelectuais raramente versam sobre mulheres.

Texto completo:

PDF

Referências


GUYOT, Claire, De l'engagement au désenchantement (1945-1975) ? Jalons pour une histoire des intellectuelles catholiques. Clio. Histoire‚ femmes et sociétés [En ligne], 13 | 2001, p. 1-9, mis en ligne le 19. juin 2006. Disponível em http://journals.openedition.org/clio/140. Acesso em 18 de abril de 2020.

PERROT, Michelle. Escrever uma História das Mulheres: relatos de uma experiência, Cadernos Pagu (4), Dossiê: História das Mulheres no Ocidente, 1995, p. 9-28.

ROCHEFORT, Florance. À la découverte des intellectuelles. Clio. Histoire‚ femmes et sociétés [En ligne], 13 | 2001, mis en ligne le 10 novembre 2006. Dispnível em : http://journals.openedition.org/clio/131. Acesso: 18 de abril e 2020.

SAPIRO, Gisèle. Modelos de intervenção política dos intelectuais: o caso francês. R. Pós Ci. Soc. v.9, n.17, jan/jun. 2012, p. 19-50.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise. Educação & Realidade, 20 (2), jul-dez, 1995, p. 71-99.

SIRINIELLI, Jean-François. Os intelectuais. RÉMOND, René. Por uma História política. 2ª Tradução Dora Rocha. Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003, p. 231-270.

TIZOTT, Suzane. Mulheres intelectuais, educação, religião e cultura: um balanço da produção no campo da História da Educação. Relatório Final de Iniciação Científica. Curitiba: PUCPR, 2019.




DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v2i3.11575

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2675-1496

BASES E INDEXADORES

LATINDEX https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29358

SUMÁRIOS https://www.sumarios.org/revista/caminhos-da-educação

CROSSREF https://www.crossref.org/ 

FLACSO https://www.flacso.org.ar/latinrev/

CNEN http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

ORCID http://www.orcid.org

ABEC Brasil https://www.abecbrasil.org.br

GOOGLE ACADÊMICO https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=2&user=xO14s_4AAAAJ