SIGNIFICAÇÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS ACERCA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: análise a partir da Psicologia Sócio-Histórica
Resumo
Neste artigo, discutimos as significações produzidas por coordenadores pedagógicos acerca da formação contínua de professores, considerando que no atual momento histórico essa é a atividade principal a ser desenvolvida por estes profissionais na escola. Para isto, fundamentamo-nos na Psicologia Sócio-Histórica, sobretudo, nas ideias de Vigotski (2007, 2009, 2010) sobre significado e sentido, considerando ainda as categorias mediação e historicidade. Os dados aqui analisados foram produzidos em sessão reflexiva realizada com três coordenadoras pedagógicas que trabalham em diferentes escolas públicas. Os dados produzidos foram analisados por meio do procedimento denominado Núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2013), o qual possibilita apreender o sujeito por meio das significações que são produzidas por ele. A análise dos dados evidenciou que as significações em processo de desenvolvimento acerca da formação contínua são mediadas por perspectivas de formação centradas sobretudo nas dimensões técnicas e práticas, as quais não concebem coordenadores pedagógicos e professores como seres multideterminados. Revelam ainda a necessidade de investir em processos formativos que evidenciem as contradições sociais, econômicas e políticas que determinam as relações sociais.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v2i1.10553
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