SOBRE O LUGAR DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO APÓS A BNCC: UM OLHAR PARA O CONTEXTO DE TERESINA/PIAUI

Maria Jesus Santos

Resumo


RESUMO: O presente artigo tem o intuito de mostrar alguns pontos levantados durante a pesquisa Um dossiê sobre o ensino de filosofia nas escolas de nível médio em Teresina/Piauí, coordenada pela professora Maria de Jesus dos Santos, DEFE/CCE no âmbito do PIBICAF e PIBICICV, ambos vinculados à PROPESQUI/UFPI. Foram problematizados os lugares e sentidos da filosofia no Ensino Médio, em específico sobre o que lhe ocorreu após a BNCC/2017. Todo o cenário de implantação e implementação da última reforma foi criticado não apenas pelas questões que dizem respeito às perdas do conteúdo filosófico, mas, também, porque se fez de modo discricionário, sem a devida discussão da importância da discussão filosófica na Educação Básica, no processo educacional das juventudes. O principal intento dessa pesquisa é justamente evidenciar essa problemática e examinar o que vem se fazendo para enfrentar os percalços estruturais e, afirmar o lugar da filosofia na formação crítica dos sujeitos. A filosofia precisa ocupar os espaços escolares para fortalecer seu verdadeiro sentido no mundo: o conhecimento crítico da realidade e a autonomia do pensamento. A partir da análise do pensamento de estudiosos brasileiros e da leitura das novas normativas sobre o tema serão desvelados os problemas que atravessam o ensino de Filosofia. O estudo demonstrará como o tema é instigante e como tem mobilizado a sociedade.


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