Aspectos éticos do método pessoal na educação democrática de Dewey
Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa que perseguiu o objetivo de investigar os aspectos éticos do método pessoal da educação democrática na perspectiva de Dewey. Para o autor, a educação é uma prática que acontece em um ambiente social e deve ser pautada pela democracia, como meio de enfrentamento dos conflitos da experiência. Nosso problema consistiu na seguinte questão: quais são os aspectos éticos do método pessoal da educação democrática segundo Dewey? Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na metodologia bibliográfica, procedimento voltado para a leitura de obras do autor e de seus comentadores com o objetivo de analisar a forma como se compreendem as atitudes democráticas, na perspectiva do método pessoal e nas relações professor-aluno. Procuramos compreender o que os professores devem fazer do ponto de vista ético para analisar criticamente a pedagogia tradicional e buscar uma pedagogia libertadora, e novas atitudes ligadas à democracia nas práticas educacionais. Assim, buscamos compreender quatro atitudes indicadas pelo autor: retitude, acessibilidade mental, atividade integrada e a responsabilidade. Estas atitudes nos auxiliaram a repensar práticas educacionais como a incorporação da dimensão ética-democrática na formação de pessoas reflexivas e responsáveis no processo de transformação da sociedade.