O ENSINO DE FILOSOFIA: MEMÓRIA E TRAJETÓRIA

Edna Maria Magalhães do Nascimento

Resumo


Neste texto pretendo resgatar um pouco da minha memória e envolvimento com o Ensino de Filosofia. O texto não tem a pretensão de realizar elaborações conceituais complexas ou perspectivas de ensino de filosofia. Entretanto, ao traçarmos as nossas histórias estamos de certa forma nos colocando em um lugar que aponta concepções e ideias a respeito da maneira como concebemos o mundo, a sociedade e, neste caso, o próprio ensino de Filosofia. Trago um panorama da conjuntura nacional do Ensino de Filosofia cujo recorte utilizado compreende o período de 1981-2023, ano do meu ingresso na UFPI como estudante de Filosofia até o momento presente, na condição professora e coordenadora do NEFI – Núcleo de Estudos em Ensino de Filosofia. São algumas contribuições pontuais sob a perspectiva de quem as vivenciou.

Palavras chave: Ensino. Filosofia. Memória


Texto completo:

PDF