De Cabral à LDB: um breve resumo da filosofia no Brasil

Marco Antonio Conceição

Resumo


No Brasil, o ensino de filosofia teve início como catequese pelos padres jesuítas da Companhia de Jesus e foi fortemente marcado pelo humanismo da filosofia escolástica medieval. Sofreu profundas transformações durante o período colonial pelas ações reformistas empreendidas pelo Marquês de Pombal. Foi duramente influenciado pelo iluminismo e positivismo europeus, e pelo pragmatismo americano nos períodos imperial e republicano. Na Ditadura Militar foi substituído pelos estudos da disciplina de Educação Moral e Cívica e vinte anos depois da LDB (Lei n. 9.394/96), ainda permanece permeado de dúvidas quanto às formas de ensino e organização de conteúdos. Esse artigo elabora uma breve retrospectiva da história do ensino de filosofia no Brasil, investigando sua história da educação, os conteúdos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da filosofia e outras questões pertinentes ao tema. A metodologia fundamentou-se especificamente na pesquisa bibliográfica, através da leitura de variadas obras e artigos de conceituados historiadores e críticos.

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