MÍDIA, ESCOLA E ADOLESCÊNCIA: UMA ANÁLISE ACERCA DA IDENTIFICAÇÃO PROJETIVA EM SALA.

AYRLA VICTORIA SILVA

Resumo


Dada a hodierna sociedade, a política de inclusão dos meios tecnológicos em sala de aula faz-se mais necessária. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho visa compreender como os recursos midiáticos têm impacto sobre a educação dos adolescentes, uma vez que, segundo Freud (2013), a identificação é a mais antiga e original forma de ligação afetiva e, de acordo com Orlandi (1993, pág. 86), “a leitura é produzida em condições determinadas, ou seja, em um contexto sócio-histórico que deve ser levado em conta”. É válido construir uma ponte entre a identificação afetiva descrita por Freud com as teorias discursivas da leitura dadas por Orlandi; o que constitui o tema do trabalho em questão: compreender como o uso de séries cinematográficas em sala de aula pode contribuir, através de estudos psicanalíticos, para a edificação do ensino de língua portuguesa para adolescentes. É necessário saber que o escopo do presente estudo é somar as ideias freudianas de identificação pessoal com relação às séries televisivas para a melhoria da relação ensino–aprendizagem no contexto de sala de aula. Para tanto, a âncora teórica está no já citado autor, Freud (1993); bem como em Orlandi (1993. 2005); além de Durkheim (2007); somado a White (2008; 2014). Tais pensadores corroboram a parte teórica do trabalho, enquanto a visita de campo à escola Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José – Teresina/Piauí – consolidou a faceta prática da pesquisa, com observação em sala de aula e pesquisa de opinião pública, aplicada a um grupo de cinco alunos, com idade variante de dezessete a vinte anos. Por ainda estar em andamento, os resultados parciais afirmam ser de grande valia a utilização de séries cinematográficas em sala de aula, visando a melhoria e o aprimoramento do ensino.


Palavras-chave


escola; texto; séries

Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA. M. L. A (2007). História da Educação e da Pedagogia – Geral e Brasil. Moderna.

DURKHEIM, E. (2007). Educação e Sociologia. Vozes.

ELIAS, V. M; INGEDORE, V. K (2008). Ler e Escrever. Contexto.

FOUCAULT, M. (2005) Vigiar e Punir. Vozes.

FREUD, S. (2013) A Psicologia das Massas e a Análise do Eu. L&M Pocket.

MARCUSCHI, L. A. (2007) Da Fala para a escrita. Cortez.

MARX, K. (2008) Ciência e Revolução. Saraiva.

ORLANDI, E. (2005) Análise de discurso: princípios e procedimentos. Pontes.

ORLANDI, E. (1993). Discurso e leitura. Editora da UNICAMP.

VEIGA-NETO, A. (2007). Foucault e a Educação. Vozes.

WHITE, E. (2008). Educação. Casa Publicadora Brasileira.

WHITE, E. (2014). Mente, Caráter e Personalidade. Casa Publicadora Brasileira.

https://medium.com/@Cezarsezar/o-que-%C3%A9mile-durkheim-falou-sobre-a-educa%C3%A7%C3%A3o-63f88b784ca5 acesso em 24/08/0 às 8h26

https://novaescola.org.br/conteudo/456/criador-sociologia-educacao acesso em 24/08/20 às 7h01

https://tecnoblog.net/290028/o-que-e-streaming/ acesso em 23/08/20 às 3h25

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/reuters/2020/04/29/spotify-chega-a-130-milhoes-de-assinantes-superando-estimativas.htm#:~:text=Spotify%20chega%20a%20130%20milh%C3%B5es%20de%20assinantes%2C%20superando%20estimativas acesso em 23/08/20 às 3h40

https://canaltech.com.br/musica/Deezer-comemora-crescimento-e-anuncia-nova-experiencia-musical-para-usuario/#:~:text=Deezer%20em%20n%C3%BAmeros,n%C3%A3o%20passava%20dos%202%20milh%C3%B5es. Acesso em 23/08/20 às 3h45

https://blog.vindi.com.br/netflix-assinantes-2020/#:~:text=Isso%20porque%2C%20o%20aumento%20de,%C3%BAltimo%20Q4%20chamou%20a%20aten%C3%A7%C3%A3o. acesso em 23/08/20 às 3h48


Apontamentos

  • Não há apontamentos.