ARGUMENTAÇÃO E REFERENCIAÇÃO: UMA ANÁLISE DO GÊNERO SPOT
Resumo
Os estudos argumentativos da linguagem propiciam a leitura, análise e compreensão do sentido em gêneros textuais, com destaque para os estudos da referenciação, em que objetos de discurso, por serem construídos e reconstruídos na mente dos interlocutores e nas relações sociais, permitem a acessibilidade ao sentido existente nos mais diversos gêneros. Entende-se que a referenciação é voltada à maneira de introdução de novos elementos em um texto oral ou escrito, bem como ações de retomadas por meio de recategorizações manifestadas e não manifestadas lexicalmente no texto. Esse processo acontece na memória discursiva dos interlocutores para a busca do sentido global da produção de sentidos. Assim entendendo, este trabalho tem como principal objetivo analisar o gênero textual spot a partir da Linguística Textual, numa perspectiva sociocognitivo-discursiva, tomando o texto como processo, lugar de interação e negociação do sentido, estabelecendo um diálogo entre elementos argumentativos, com categorias orais e referenciais, considerando como se dá o tecer sociocognitivo do gênero em estudo, permitindo a efetividade dos aspectos argumentativos e referenciais no citado gênero, veiculado em linha radiofônica. A metodologia percorrida é de linha qualitativa com uma análise descritivo-interpretativa, trabalhando com as informações em processo e tendo como teóricos: Custódio Filho (2012) Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Koch (2003, 2004), Marcuschi (2002; 2008), Fiorin (2015), entre outros. Os resultados apontam para uma construção no jogo interativo do texto, por meio de pistas argumentativas e referenciais que favorecem a produção do sentido textual. O trabalho tem uma relevância por agregar áreas do conhecimento, com evidências em gêneros textuais, além de verificar como aspectos argumentativos e referenciais efetivam o spot enquanto gênero textual.
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