UMA EXPERIÊNCIA COM LEITURA E PRODUÇÃO DE CRÔNICAS NA EJA
Resumo
A prática da leitura e produção textual para os alunos de turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) ainda é um grande desafio a ser enfrentado, pois o que se observa são pessoas voltando às salas de aula depois de alguns anos em busca de uma certificação, a fim de estarem mais aptos ao mundo do trabalho. É neste cenário que o presente trabalho propõe-se a demonstrar a análise dos resultados obtidos do desenvolvimento de um projeto denominado “Leitura e Produção de Crônicas na EJA” destinado aos alunos das escolas municipais Zila Almeida (3ª etapa) localizada no município de Ilha Grande e Escola Antonio Emílio de Araújo Seligmann (5ª etapa) localizada no município de Parnaíba. Optou-se pela escolha do gênero literário crônica, por serem textos que abordam assuntos próximos a realidade e dia a dia dos alunos, estruturados em uma linguagem simples e acessível, afirmando-se como um ótimo recurso do qual o professor de Língua Portuguesa pode vir a utilizar no incentivo a leitura e produção textual. Para tal, a pesquisa desenvolveu-se em duas metodologias. Inicialmente uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas ideias de Ingedore Villaça Koch (2009, 2011), Marcuschi (2003), Klein (2009), Antunes (2003) e Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), dentre outros, e como segunda abordagem metodológica a pesquisa-ação associada à realização de uma ação ou a resolução de um problema. Os resultados observados apontaram que os alunos possuem criatividade, experiências de vida e desejo de expor suas produções textuais, entretanto, demonstram dificuldades quanto ao ato da escrita, leitura e interpretação. Dessa maneira, fica evidente a importância do desenvolvimento de propostas dinâmicas e diferenciadas como auxílio no aprendizado destes alunos.
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