GÊNERO DISCURSIVO FICCIONAL TELENOVELA E AS INTERFACES COM OS CONTEXTOS REAIS

Francisco Renato Lima, Safira Ravenne da Cunha Rêgo

Resumo


Este artigo é uma reflexão teórica acerca do gênero discursivo ficcional telenovela e de suas abordagens em contextos reais, o que leva à discussão desse espaço da interação e da ação humana na e sobre a linguagem como um construtor de abrigos e moradias, refletido pelos modos como o mundo é “dito” e “transmitido”. Sob esse olhar, apontamos para a novela, como produto ficcional e de formação cultural, buscando evidenciar nela a ação humana e a construção da imagem do sujeito por meio da linguagem. Tendo como objetivo refletir sobre esse gênero discursivo ficcional e as interfaces com os contextos reais, tratamos dos rumos construídos ao longo de seu andamento, em que os desejos do espectador devem ser respeitados e levados em consideração. Ademais, atribuímos ao gênero em questão, um caráter ideológico, que vai além do que está no texto, no dizível, mas, ao constituir a própria materialização social da língua, explora emoções e representações da sociedade de maneira a considerar os anseios, interesses e usos humanos. Seguindo uma teoria conforme Bakhtin (2011 [1979]), Bronckart (2012), Adam (1992), Dolz; Schneuwly (2004), Luckmann (1988), Martín-Barbero (2001), entre outros, conseguimos identificar a noção de gênero como objeto de mediação entre o sistema cultural produtivo e a dinâmica dos usos, em que se verifica mais a questão da competência do que questões de estrutura e combinatórias. Essa análise qualitativa, enfim, realizada através do método bibliográfico, permitiu-nos chegar à conclusão de que a telenovela é mais do que arte, é mais do que estratégia midiática, é uma forma de representação da sociedade, segundo contextos ideológicos, interativos e dialógicos.


Palavras-chave


Gênero discursivo. Telenovela. Contexto social.

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