ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES SURDO E OUVINTE NO ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS SURDAS NO CAS-PI E APAE-PI

Francisca Lidiane de Sousa Lima, Sanatiana Gomes Alencar

Resumo


O presente artigo tem como proposta apresentar as estratégias de ensino de Libras para crianças surdas desenvolvidas por professores surdo e ouvinte, a partir de uma análise dos casos do CAS-PI e da APAE-PI. O interesse pela temática surgiu das vivências profissionais dos autores em instituições de ensino de Libras que atendem crianças com surdez, o que despertou a curiosidade em compreender como ocorre a aprendizagem da criança surda, na sua interação com professores, surdo e/ou ouvinte, na tentativa de realizar uma comparação dentre as diversas metodologias de ensino aplicadas por estes. Assim, o objetivo geral é analisar as metodologias de ensino desenvolvidas por professores surdo e ouvinte, no processo de aprendizagem das crianças com surdez, e os específicos, verificar de que forma as metodologias estão sendo desenvolvidas, no cotidiano da sala de aula durante a interação ou socialização entre professor surdo e ouvinte com crianças surdas no CAS-PI e APAE-PI, e comparar as estratégias de ensino dos professores surdo e ouvinte no processo da aprendizagem da criança surda. Para alcançar os resultados propostos pela pesquisa, utilizamos como procedimentos metodológicos, dentro de uma abordagem qualitativa, entrevista semiestruturada e observação direta em sala de aula de dois professores, sendo um surdo e outro ouvinte, nas instituições de ensino do CAS-PI e APAE-PI. Como suporte teórico utilizamos referências bibliográficas de: Libâneo (1994), Skliar (1997), Quadros (1997), Gesser (2006), Lacerda e Santos (2014), para aprofundar a temática em estudo. Tendo como resultados obtidos, no que concerne a analise e comparação das estratégias de ensino, que o professor surdo utiliza-se do material didático em LIBRAS, sem aprofundar esse mesmo material para o português, enquanto o professor ouvinte faz uso de materiais didáticos variados, como arquivos de gravuras, desenhos, datilologia e vídeos dos conteúdos, dentro do contexto bilíngue.


Palavras-chave


Libras. Estratégias de ensino. Professor surdo e ouvinte.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.