A MOTIVAÇÃO COMO CONVITE PARA A LEITURA LITERÁRIA

Amanda Tamires Morais Gonçalves

Resumo


O presente artigo apresenta uma proposta de atividade literária fundamentada no conceito de sequência básica de Cosson (2006) e nas contribuições de Candido (2004), Bosi (2003) e Pereira (2008). Nosso trabalho objetiva colaborar para a formação de professores da educação básica no que concerne às aulas de leitura de textos literários com a apresentação de uma proposta didática aplicável às turmas dos últimos anos do ensino fundamental. Em uma perspectiva de letramento literário, a atividade desenvolvida em torno do conto “Restos de Carnaval”, de Clarice Lispector, vislumbra o ensino literário numa abordagem de destaque da presença do lúdico, com enfoque no aspecto cultural presente no conto, pois, assim como defende Candido (2004), entendemos que os valores repercutidos socialmente são reafirmados ou negados na literatura, o que contribui para o ensino literário direcionado para a reflexão sobre os valores sociais. Utilizamos a sequência básica constituída por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação, como conceito que configura o nosso trabalho. Entendemos que a motivação é o fator diferencial para uma atividade literária envolvente e incentivadora do processo leitor. Consideramos que a elaboração de atividades que proponham uma imersão do aluno no universo lúdico favorece a leitura motivada tornando- se deveras significativa para os discentes.


Palavras-chave


letramento, conto, motivação.

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