O FANZINE NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO E DE MARCAS AUTORAIS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Amanda Almeida Alencar de Souza

Resumo


A busca por desenvolver na escola um trabalho com práticas sociais e autênticas de escrita com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de modo a construir uma aprendizagem significativa na qual eles possam expressar e compartilhar seus sentimentos e opiniões acerca do mundo cultural, fez com que eu refletisse sobre minha prática docente e desenvolvesse uma proposta de formação crítica a partir da produção de textos de modo que os alunos, à medida que entrem em contato com o letramento, através de práticas diárias de leitura, possam adquirir habilidades para utilizar a língua materna. Nesse sentido, o trabalho visa o ensino com os gêneros e não o ensino sobre gêneros, haja vista que é mais importante que o aluno consiga desenvolver ao longo de sua formação escolar uma ação linguística produtiva e capaz de se adequar à realidade. Por isso, ao ter contato com vários gêneros textuais, através de oficinas de leitura e escrita, o aluno pode progressivamente construir indícios de autoria em seus textos. Apesar de já sabermos da existência de trabalhos significativos sobre letramento e escrita – destacamos os de Bakhtin (2000); Kato (1987); Kleiman (1995, 2005); Koch e Elias(2016); Melo(2015); Mollica e Leal (2012); Rojo (2000, 2009); Soares (2009); Street (2014) – constatamos que a abordagem no que se refere ao uso das práticas de letramento, voltadas para a produção escrita na EJA, ainda não conseguiram transformar significativamente a realidade da sala de aula, principalmente no que tange à elaboração de textos autorais, como revelam as pesquisas de Possenti (2002, 2009) e Adam (2011). De acordo com Andraus (2009), a produção de fanzines colabora para o desenvolvimento de um texto autoral, uma vez que o aluno torna-se autor de sua obra e ainda é capaz de se fazer ouvir. Nessa perspectiva, a prática com zines amplia, diversifica e enriquece a capacidade dos alunos em produzir textos.


Palavras-chave


Fanzine. Letramento. Marcas autorais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.