A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO DE BASE SOCIORRETÓRICA PARA A CARTA DE RECLAMAÇÃO
Resumo
Este trabalho pretende apresentar uma proposta de modelo didático da carta de reclamação, com base sociorretórica. Para isso, a pesquisa sugere a articulação de duas correntes distintas, o Interacionismo Sociodiscursivo e os Estudos Retóricos de Gênero, apesar destes últimos não se voltarem diretamente a questões pedagógicas, entende-se aqui que seus estudos são essenciais na discussão em torno de gênero, ainda que em situação didática. A concepção de gênero defendida sustenta-se na perspectiva da ação social, apresentada por Miller. Assim, o primeiro elemento a ser destacado nesta proposta de um modelo didático parte do reconhecimento da ação social exercida pelo gênero. Para a criação deste modelo, mesmo que a partir da estrutura do ISD, considera-se, sobretudo, a organização retórica do gênero. Com isso, é produzido um esboço organizacional do gênero carta de reclamação a partir de suas unidades retóricas mais recorrentes, bem como pelas operações de linguagem típicas. Ancora-se, portanto, nas contribuições de De Pietro e Schneuwly (2003), Machado e Cristóvão (2006), Miranda (2014), bem como em Swales (1990) e nos desdobramentos do seu trabalho em Bezerra (2009). Por fim, a construção deste modelo aponta para a possibilidade de o professor poder desenvolver diferentes estratégias de ensino dos mais variados gêneros, articulando estratégias didáticas às práticas sociais autênticas do gênero, assim como serve como referência para a elaboração de outros modelos.
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