A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO DE BASE SOCIORRETÓRICA PARA A CARTA DE RECLAMAÇÃO

Maria Ladjane dos Santos Pereira, Antônia Maria Medeiros da Cruz

Resumo


Este trabalho pretende apresentar uma proposta de modelo didático da carta de reclamação, com base sociorretórica. Para isso, a pesquisa sugere a articulação de duas correntes distintas, o Interacionismo Sociodiscursivo e os Estudos Retóricos de Gênero, apesar destes últimos não se voltarem diretamente a questões pedagógicas, entende-se aqui que seus estudos são essenciais na discussão em torno de gênero, ainda que em situação didática. A concepção de gênero defendida sustenta-se na perspectiva da ação social, apresentada por Miller. Assim, o primeiro elemento a ser destacado nesta proposta de um modelo didático parte do reconhecimento da ação social exercida pelo gênero. Para a criação deste modelo, mesmo que a partir da estrutura do ISD, considera-se, sobretudo, a organização retórica do gênero. Com isso, é produzido um esboço organizacional do gênero carta de reclamação a partir de suas unidades retóricas mais recorrentes, bem como pelas operações de linguagem típicas. Ancora-se, portanto, nas contribuições de De Pietro e Schneuwly (2003), Machado e Cristóvão (2006), Miranda (2014), bem como em Swales (1990) e nos desdobramentos do seu trabalho em Bezerra (2009). Por fim, a construção deste modelo aponta para a possibilidade de o professor poder desenvolver diferentes estratégias de ensino dos mais variados gêneros, articulando estratégias didáticas às práticas sociais autênticas do gênero, assim como serve como referência para a elaboração de outros modelos.


Palavras-chave


Modelo didático. Gênero carta de reclamação. Ação social.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.