O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES NO 1º ANO

Carmem Lúcia da Cunha Rocha

Resumo


Este trabalho consiste em apresentar resultados parciais da pesquisa PIBIC/CNPQ 2015-2016 intitulada “Argumentação no ensino médio: pesquisas acadêmicas X práticas docentes”. Neste trabalho, pretendemos mostrar um relato-síntese de um questionário aplicado com um professor de Língua Portuguesa de uma escola pública de Teresina, em que buscamos investigar como professores do 1º ano do ensino médio concebem o ensino da argumentação durante aplicação de uma Sequência Didática–SD com o gênero artigo de opinião, bem como verificar como os docentes concebem o ensino das habilidades argumentativas dos discentes em sala de aula. O aporte teórico fundamental desta pesquisa está centrado em Leal; Brandão, (2010), Boff; Koche (2009), Barbeiro; Pereira (2007) por refletirem sobre a escrita como um processo importante na sociedade, Ribeiro (2009) por pontuar a importância da argumentação na educação básica, dentre outros. A proposta metodológica desse trabalho constitui-se de um olhar descritivo, analítico, além de bibliográfico e de campo. O corpus foi constituído por um questionário contendo 20 perguntas, sendo retiradas 10 para esse estudo. Realizadas as análises do questionário, constatou-se que o docente entrevistado reconhece a importância do ensino da argumentação por meio do gênero artigo de opinião, no entanto não busca estratégias metodológicas adequadas e que explorem o desenvolvimento das habilidades argumentativas dos alunos em sala de aula. Dessa forma, o ensino desse gênero não é explorado pelo docente como recomendam os documentos oficiais de Língua Portuguesa.


Palavras-chave


Argumentação. Artigo de opinião. Ensino da escrita.

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