A SUBJETIVIDADE EM DISCURSOS DE PROFESSORES FORMADORES DO NEAD/UESPI: UM ESTUDO NO GÊNERO ENTREVISTA

Raimundo Isídio de Sousa, Marcos Paulo de Sousa Araujo

Resumo


 Neste trabalho, analisa-se o sujeito discursivo na perspectiva da Análise de Discurso pecheutiana tendo como suporte o gênero entrevista; para tanto, pesquisar-se-á como a subjetividade está manifestada no discurso, mostrando o engajamento ou não do sujeito com o que diz. O corpus utilizado é oriundo da pesquisa PIBIC/UESPI, realizada no período agosto/2013 a agosto/2014, em que foram entrevistados três professores formadores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Estadual do Piauí. Parte-se do pressuposto de que os gêneros são práticas de manifestações discursivas que materializam atos linguageiros realizados pelos sujeitos segundo as condições de produção do discurso. Essas práticas interpelam os sujeitos social, histórica e ideologicamente. Os teóricos que fundamentam o estudo são Benveniste (2005), tratando da natureza subjetiva da linguagem; Pêcheux (2009) e Pêcheux e Fuchs (2010), apresentando a forma-sujeito, a formação discursiva e a formação ideológica; Authier-Revuz (2004), tecendo as heterogeneidades enunciativas e Bakhtin (1997), abordando as formas primárias e secundárias, bem como a estrutura do gênero do discurso. Em análises, constatamos que os sujeitos-professores falam com um domínio evidencial ancorados nas suas práticas pedagógicas, bem como utilizam os pronomes eu, você, a gente e nós para marcar não somente a subjetividade, mas a alteridade, a presença do outro, do não-eu.


Palavras-chave


subjetividade, discurso, educação a distância.

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