AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE LINGUAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO

Maria Vieira Monte Filha

Resumo


 O objetivo da presente pesquisa é analisar as propostas de atividades de linguagem dos gêneros textuais no livro didático de língua materna. Baseados nos estudos de Bakhtin (2003), Schneuwly; Dolz (2004), verificamos em que medida as propostas dos livros didáticos estão relacionadas com o ensino de gêneros textuais defendido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Analisamos três coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental. Esse material didático tem como foco principal o ensino de produção textual. Neste artigo, apresentamos a análise dos dados de uma dessas coleções. Os resultados indicam que é preciso reavaliar a metodologia dos livros didáticos, pois, embora tenham tido amplas mudanças em seus conteúdos, abordagens e concepções teóricas com o intuito de atender às demandas atuais em relação às práticas sociais vigentes, ainda não proporciona de forma plena o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. A pesquisa não pretende encerrar esse assunto tão complexo, almeja suscitar uma reflexão acerca do papel do livro didático e de suas propostas no ensino de gêneros textuais na aula de língua materna.


Palavras-chave


Livro didático. Atividades de linguagem. Gêneros textuais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.