OS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS E A CONSTRUÇÃO DO ETHOS EM EDITORIAIS DE JORNAIS PIAUIENSES
Resumo
O presente trabalho aborda a temática das representações sociais e da construção de imagens em editoriais. Nosso objetivo foi analisar a construção dos imaginários sociodiscursivos e do ethos do piauiense através do gênero editorial, comparando os três jornais de maior circulação no estado do Piauí. Tomamos por base a retórica aristotélica, no que concerne às provas retóricas, e os estudos semiolinguísticos de Charaudeau (1983), com foco principal na noção de imaginários sociodiscursivos. Nossa pesquisa possui uma natureza qualitativa e interpretativa, sendo o corpus da mesma constituído por cinco editoriais publicados durante o mês de outubro de 2013, assim divididos: dois editoriais do jornal Diário do Povo; dois do jornal O Dia e um do jornal Meio Norte. Os resultados apontam para a construção de imaginários sociodiscursivos diferenciados quando se toma por base o lugar social da enunciação. Os jornais Meio Norte e Diário do Povo apresentam um imaginário de pobreza, fragilidade e dependência acerca do Piauí, ao passo que o jornal O Dia constrói uma imagem de superação enfatizando o declínio das taxas de empobrecimento. Cada jornal constrói uma imagem de si: o jornal Meio Norte aposta num ethos de grandiosidade e poder de massificação; o jornal O Dia projeta um ethos de tradição e o Diário do Povo ressalta sua imagem de independente.
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