Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA ZABELÊ?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

  1. A Revista Zabelê publica trabalhos originais sob forma de artigos, resenhas, traduções e entrevistas, em português, espanhol ou inglês. Serão aceitas as contribuições de Pós-Graduandos,Pós-Graduados, Graduados e Graduandos;

  2. A revista aceita as contribuições para as seções a partir dos seguintes parâmetros;

    1. Artigos: Os manuscritos enviados devem ser inéditos, sendo permitido a participação de até 3 autoras/es na publicação. Margens superior e esquerda a 3cm; Margens inferior e direita a 2 cm. Ter de 10 a 15 páginas incluindo o resumo e o abstract de até 10 linhas com 4 palavras-chave e 4 Keywords. Espaçamento 1,5 e fonte Arial tamanho 12. 

    2. Resenhas: As resenhas podem ter no máximo 3 autores. Margens superior e esquerda a 3cm; Margens inferior e direita a 2 cm. O tamanho das resenhas é de 4 a 6 páginas. 

    3. Entrevistas: A seção de entrevistas é voltada para a publicação de entrevistas realizadas com professores reconhecidos no ramo universitário; líderes e ativistas integrantes de movimentos sociais; artistas e qualquer outro indivíduo que possa contribuir para o debate antropológico. Poderão participar da entrevista até 3 autores. As entrevistas devem possuir no máximo 20 páginas, além de conter um documento assinado pelo entrevistado de aceite da entrevista. Margens superior e esquerda a 3cm; Margens inferior e direita a 2 cm.

    4. Traduções: Na presente  seção visa fomentar traduções de ensaios, artigos e entrevistas não eexistentes na língua portuguesa. As traduções de até 25 páginas deverão vir acompanhadas com o título, nome dos autores e nome dos tradutores, juntamente com a cópia digitalizada do texto original. É obrigatório referênciar através de uma nota de rodapé a fonte bibliográfica do texto original, de preferência indicando o link de acesso. 

  3. O padrão adotado pela revista para citações e referências segue as normas da ABNT;

  4.  As notas explicativas devem vir no rodapé da página e as referências devem vir após o texto, ordenadas alfabeticamente;

  5. No corpo do texto, se houver citações diretas, deve trazer o nome autor, ano e página. Nas citações indiretas é necessário a indicação da página. As citações com mais de 3 linhas, deve estar em destaque, com recuo, fonte 11 e espaço simples;

  6. As referências no final do texto deverão estar em ordem alfabética e devem obedecer as seguintes formas:

 

8.1 Livros: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR DO LIVRO, Nome. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora. Ano da obra

Exemplo:

CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado – Pesquisas de antropologia política.  1a Edição. São Paulo: Ubu Editora. 2017

8.2 Capítulo de livro: SOBRENOME DA AUTORA/OR DO CAPÍTULO, Nome. “Título do capítulo”. In SOBRENOME DA AUTORA/OR DO LIVRO, Nomes. Título da obra. Número da edição. Local de Publicação: Editora. Ano. Página inicial e final do capítulo.

Exemplo:

GALLAS, Kelma Cunha. “Classificações, desclassificações e reclassificações nas relações homossexuais em Teresina”. In: BARROS JÚNIOR, Francisco de Oliveira ; LIMA, Solimar Oliveira. Homossexualidades e Ciências.  1ª edição. Teresina. EDUFPI, 2015. P 23-34

8.3 Trabalhos em revistas: SOBRENOME DA AUTORA/OR, nome. “Título do artigo”. Título do Periódico. Número do volume; Páginas inicial e página final do artigo, ano.

Exemplo: 

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno. “Cowboy anthropology”: nos limites da autoridade etnográfica. Revista Entre Rios. N°1, p 8-35

8.4 Teses acadêmicas: SOBRENOME DA AUTORA/OR, Nome. Título da tese. Categoria (Grau acadêmico e área de concentração), instituição, local, ano.

Exemplo:

SOUSA, Lílian Gabriella Castelo Branco Alves de. “Como flores que brotam na terra”: uma etnografia das grandes assembleias Kaiowá e Guarani do estado do Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2019.

  1. Os artigos devem ser enviados on-line em: https://revistas.ufpi.br/index.php/REVIZAB/index

  2.  A publicação dos artigos será decidida pelos editores da revista e organizadores do número, levando em consideração pareceres de consultores externos.

Condições para submissão

  1. Estar adequado de acordo com as normas da revista e com seu padrão de estilo e requisitos bibliográficos.

  2. Ser um trabalho inédito, podendo ser escrito em inglês, espanhol ou português.

  3. O arquivo deverá estar em formato Microsoft Word.

  4. Ter entre dez e quinze páginas com espaçamento 1,5 e fonte Arial, tamanho 12.

  5. Os trabalhos submetidos poderão conter a participação de até 3 autores. O trabalho não deve ser identificado, garantindo assim a avaliação dos pares às cegas.

  6. Na submissão de trabalhos, devem obrigatoriamente ser informados na plataforma OJS UFPI: nome, ORCID, e-mail, afiliação institucional.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Estar adequado de acordo com as normas da revista.
  2. Ser um trabalho inédito, podendo ser escrito em inglês, espanhol ou português
  3. Estar de acordo com as normas da ABNT vigente.
  4. Ter entre 10 a 15 páginas com espaçamento 1,5 e fonte arial, tamanho 12.
  5. Não conter identificação no trabalho, deste modo garantindo avaliaçõespelos pares às cegas.
 

Declaração de Direito Autoral

 

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

A equipe editorial da revista Zabelê afirma que os dados disponibilizados para a revista serão usados única e exclusivamente para os serviços relacionados á publicação. Não sendo disponibilizado para outras finalidades ou a outras pessoas.