Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA ZABELÊ?

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para Autores

1. A Revista Zabelê publica trabalhos originais sob forma de artigos, resenhas, traduções e entrevistas, em português, espanhol ou inglês. Serão aceitas as contribuições de Pós-Graduandos,Pós-Graduados, Graduados e Graduandos;

2. A revista aceita as contribuições para as seções a partir dos seguintes parâmetros;

1. Artigos: Os manuscritos enviados devem ser inéditos, sendo permitido a participação de até 3 autoras/es na publicação. Margens superior e esquerda a 3cm; Margens inferior e direita a 2 cm. Ter de 10 a 15 páginas incluindo o resumo e o abstract de até 10 linhas com 4 palavras-chave e 4 Keywords. Espaçamento 1,5 e fonte Arial tamanho 12.

2. Resenhas: As resenhas podem ter no máximo 3 autores. Margens superior e esquerda a 3cm; Margens inferior e direita a 2 cm. O tamanho das resenhas é de 4 a 6 páginas.

3. Entrevistas: A seção de entrevistas é voltada para a publicação de entrevistas realizadas com professores reconhecidos no ramo universitário; líderes e ativistas integrantes de movimentos sociais; artistas e qualquer outro indivíduo que possa contribuir para o debate antropológico. Poderão participar da entrevista até 3 autores. As entrevistas devem possuir no máximo 20 páginas, além de conter um documento assinado pelo entrevistado de aceite da entrevista. Margens superior e esquerda a 3cm; Margens inferior e direita a 2 cm.

4. Traduções: Na presente  seção visa fomentar traduções de ensaios, artigos e entrevistas não eexistentes na língua portuguesa. As traduções de até 25 páginas deverão vir acompanhadas com o título, nome dos autores e nome dos tradutores, juntamente com a cópia digitalizada do texto original. É obrigatório referênciar através de uma nota de rodapé a fonte bibliográfica do texto original, de preferência indicando o link de acesso.

3. O padrão adotado pela revista para citações e referências segue as normas da ABNT;

4.  As notas explicativas devem vir no rodapé da página e as referências devem vir após o texto, ordenadas alfabeticamente;

5. No corpo do texto, se houver citações diretas, deve trazer o nome autor, ano e página. Nas citações indiretas é necessário a indicação da página. As citações com mais de 3 linhas, deve estar em destaque, com recuo, fonte 11 e espaço simples;

6. As referências no final do texto deverão estar em ordem alfabética e devem obedecer as seguintes formas:

8.1 Livros: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR DO LIVRO, Nome. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora. Ano da obra

Exemplo:

CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado – Pesquisas de antropologia política.  1a Edição. São Paulo: Ubu Editora. 2017

8.2 Capítulo de livro: SOBRENOME DA AUTORA/OR DO CAPÍTULO, Nome. “Título do capítulo”. In SOBRENOME DA AUTORA/OR DO LIVRO, Nomes. Título da obra. Número da edição. Local de Publicação: Editora. Ano. Página inicial e final do capítulo.

Exemplo:

GALLAS, Kelma Cunha. “Classificações, desclassificações e reclassificações nas relações homossexuais em Teresina”. In: BARROS JÚNIOR, Francisco de Oliveira ; LIMA, Solimar Oliveira. Homossexualidades e Ciências.  1ª edição. Teresina. EDUFPI, 2015. P 23-34

8.3 Trabalhos em revistas: SOBRENOME DA AUTORA/OR, nome. “Título do artigo”. Título do Periódico. Número do volume; Páginas inicial e página final do artigo, ano.

Exemplo:

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno. “Cowboy anthropology”: nos limites da autoridade etnográfica. Revista Entre Rios. N°1, p 8-35

8.4 Teses acadêmicas: SOBRENOME DA AUTORA/OR, Nome. Título da tese. Categoria (Grau acadêmico e área de concentração), instituição, local, ano.

Exemplo:

SOUSA, Lílian Gabriella Castelo Branco Alves de. “Como flores que brotam na terra”: uma etnografia das grandes assembleias Kaiowá e Guarani do estado do Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2019.

1. Os artigos devem ser enviados on-line em: https://revistas.ufpi.br/index.php/REVIZAB/index

2.  A publicação dos artigos será decidida pelos editores da revista e organizadores do número, levando em consideração pareceres de consultores externos.

Condições para submissão

1. Estar adequado de acordo com as normas da revista e com seu padrão de estilo e requisitos bibliográficos.

2. Ser um trabalho inédito, podendo ser escrito em inglês, espanhol ou português.

3. O arquivo deverá estar em formato Microsoft Word.

4. Ter entre dez e quinze páginas com espaçamento 1,5 e fonte Arial, tamanho 12.

5. Os trabalhos submetidos poderão conter a participação de até 3 autores. O trabalho não deve ser identificado, garantindo assim a avaliação dos pares às cegas.

6. Na submissão de trabalhos, devem obrigatoriamente ser informados na plataforma OJS UFPI: nome, ORCID, e-mail, afiliação institucional.

Condições para submissão

1. Estar adequado de acordo com as normas da revista.
  3. Estar de acordo com as normas da ABNT vigente.
  4. Ter entre 10 a 15 páginas com espaçamento 1,5 e fonte arial, tamanho 12.
  5. Não conter identificação no trabalho, deste modo garantindo avaliaçõespelos pares às cegas.

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.