Health education in the nurses' training process: report of experience / Educação em saúde no processo de formação do enfermeiro: relato de experiência / Educación en salud en el proceso de formación del enfermero: relato de experiencia

Indira Silva dos Santos, Tamiris Moraes Siqueira, Henry Walber Dantas Vieira

Resumo


Objetivo: descrever a experiência positiva de acadêmicos de enfermagem quanto ao uso da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez. Metodologia: relato de experiência de acadêmicas de enfermagem, durante o estágio rural, no município de Parintins-Amazonas, nos meses de março a maio de 2018. A experiência foi fundamentada na metodologia da Problematização do Arco de Maguerez, que partiu da realidade social, análise, levantamento de hipóteses e possíveis soluções para problemáticas encontradas no ambiente de trabalho do enfermeiro da atenção primária de saúde. Resultados: as ações realizadas trouxeram a comunidade para mais próximo da Unidade Básica de Saúde, havendo aumento na procura do serviço, sendo observada maior confiança e apreço pela equipe de saúde. A descrição da experiência mostrou a eficácia metodologia problematizadora do Arco de Maguerez para solução de um problema, visto que a todo tempo o pesquisador/enfermeiro pode encontrar novas dificuldades/problemas e recomeçá-lo. Conclusão: as metodologias ativas de aprendizagem ajudam as pessoas a promover em si mesmas as mudanças necessárias para obter uma melhor qualidade de vida e modificar os modos de viver.

Descritores: Estudantes de Enfermagem. Educação em Saúde. Atenção Primária à Saúde.


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DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8174-77

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