Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment / A construção do vínculo enfermeiro-cliente pelo diálogo no ambiente hospitalar / La construcción de la relación enfermera-cliente a través del diálogo...

Laiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima

Resumo


Objetivo: discutir a construção do vínculo enfermeiro-cliente por meio do diálogo, identificando dificuldades e limitações. Metodologia: estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido no Hospital Regional de Campo Maior (PI) com seis enfermeiros. Utilizou-se para coleta de dados a técnica de entrevista, por meio de um roteiro semi-estruturado. Para análise de dados, elaborou-se três categorias: a construção do vínculo enfermeiro-cliente; dificuldades e limitações para estabelecimento do vínculo enfermeiro-cliente pelo diálogo; importância da construção deste vínculo. Resultados: a construção do vínculo com o cliente e a família favorece a abordagem dos indivíduos, troca de conhecimentos e assistência de melhor qualidade, aumentando o grau de satisfação do cliente. Entre as dificuldades vivenciadas para a construção do vínculo, os enfermeiros pontuaram questões relativas ao dimensionamento de pessoal, ao estado psicológico do cliente e à família. Conclusão: a comunicação não é necessariamente somente um diálogo, mas conhecimentos e habilidades que o enfermeiro pode e deve aprender e desenvolver, logo a relação interpessoal entre enfermeiro e cliente, pode gerar um reflexo positivo na qualidade da assistência à saúde.

Descritores: Comunicação. Enfermagem. Paciente.  Humanização da Assistência.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5436

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: