Evaluation of nursing records in the water balance of patients in intensive care unit/Avaliação dos registros de enfermagem no balanço hídrico de pacientes em unidade de terapia intensiva/Evaluación de registros de enfermería en el balance hídrico..

Elizabeth Mesquita Melo, Isabel Cristina Fernandes Sales, Diva Teixeira de Almeida, Francisca Elisângela Teixeira Lima, Joelna Eline Gomes Lacerda de Freitas Veras, Rita Mônica Borges Studart

Resumo


Objetivo: avaliar os registros de enfermagem no balanço hídrico de pacientes em unidade de terapia intensiva. Metodologia: estudo descritivo exploratório, quantitativo, realizado na unidade de terapia intensiva de um hospital privado, em Fortaleza-Ceará, com 51 pacientes. Os dados foram coletados dos prontuários dos pacientes, no período de agosto a outubro de 2012, com um roteiro estruturado, sendo expostos em tabelas e gráficos. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual do Ceará. Resultados: quanto às anotações no formulário do balanço hídrico, as principais vias de administração identificadas foram a via oral e a endovenosa; a diurese foi a via de eliminação predominante; 90,20% realizaram a soma correta das infusões e 94,10% das eliminações. O cálculo do balanço hídrico final foi realizado corretamente por 88,20%. Em 70,58% dos prontuários o enfermeiro realizou os registros e em 29,42% os técnicos de enfermagem; em 84,32% constava a assinatura do responsável pelas anotações. Conclusão: os profissionais dispensam cuidado nos registros do balanço hídrico, pois foram visualizadas poucas inconsistências nas anotações.

Descritores: Balanço hídrico. Avaliação. Enfermagem. Unidades de terapia intensiva.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i4.2092

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: