Health education: a strategy of confrontation and violence prevention with adolescents in a school community / Educação em saúde: estratégia de enfrentamento e prevenção da violência com adolescentes de uma comunidade escolar
Resumo
Objetivo: o estudo relata a experiência de educação em saúde com a temática violência escolar, por meio da metodologia problematizadora tendo como cenário uma escola pública de um município do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Metodologia: os dados foram coletados por meio de seis oficinas pedagógicas realizadas com 13 alunos estudantes do primeiro ano do ensino médio nos meses de março a novembro de 2012. Resultados: os temas geradores/abordados foram: tipos de violência e ações de paz; limites e respeito; drogas, violência nas ruas e violência nas favelas; protagonismo de paz na escola e confraternização. Conclusões: a pedagogia problematizadora foi vivenciada pelos alunos num movimento de pensar e agir diante da realidade existencial com a temática violência escolar e observou-se maior comprometimento com ações propulsoras da cultura da paz.
Descritores: Educação em Saúde. Enfermagem. Violência.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i2.1258
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexada em: