Characterization of births and second obstetric aspects of socio-demographic parturients Teresina-Pi, 2011 / Caracterização dos partos segundo aspectos obstétricos e sócio-demográficos das parturientes de Teresina-Pi, 2011
Resumo
OBJETIVO: Levantar o perfil dos partos ocorridos numa maternidade de referência do estado do Piauí, considerando as características obstétricas e sócio-demográficas das parturientes.
MÉTODOS: Estudo descritivo, transversal, retrospectivo, de abordagem quantitativa. A população correspondeu aos 950 partos ocorridos em 2011, o que gerou amostra de 300 prontuários.
RESULTADOS: Observou-se que o maior número de partos - 97 - ocorreu na faixa-etária menores de18 anos (32,3% da amostra). Em relação à escolaridade materna 52,6% das mulheres possuíam apenas o ensino fundamental. Verificou-se que 43,4% realizaram entre 4 a 5 consultas de pré-natal. Quanto ao tipo de parto, 51,6% foram cesáreo e 47,7% normal e quanto à indicação para a cesárea, observou-se uma grande quantidade de partos sem critérios ou justificativa clínica (23,0% de cesarianas eletivas). No tocante aos riscos maternos existentes segundo a via de parto comprovou-se uma maior morbidade do parto cesáreo, tanto no que diz respeito à quantidade como também em diversidade de intercorrências.
CONCLUSÕES: Demonstrou-se um perfil peculiar, capaz de produzir efeitos ou riscos obstétricos fundamentais no processo parturitivo, pois os resultados remetem a condições preocupantes: elevada taxa de gravidez na adolescência; baixa escolaridade; cobertura pré-natal inadequada; índices inexplicáveis de cesarianas e morbidade materna consideravelmente mais acentuada no parto cesáreo, comparada ao normal.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i2.1052
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexada em: