Ombudsman e Comunicação Pública: a atuação da Ouvidoria da EBC nos seus primeiros 10 anos de existência

Jairo Faria Guedes Coelho, Fernando Oliveira Paulino

Resumo


Este artigo apresenta uma genealogia de experiências de ombudsman realizadas no Brasil, tomando como principal referência as atividades desenvolvidas pela Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação nos seus primeiros dez anos de existência, entre 2008 e 2018. Para isso, utiliza de referenciais metodológicos relacionados à hermenêutica de profundidade (THOMPSON, 1995) por meio de revisão bibliográfica sobre ombudsman, jornalismo e crítica de mídia, entrevistas e relatórios que auxiliam a entender o papel do ombudsman em veículos públicos de comunicação sob responsabilidade da EBC. Por meio da pesquisa, foi possível realizar uma sistematização das experiências, demonstrando processos de estruturação e reorganização à luz das alterações institucionais e dos perfis dos Ombudsmen (Ouvidores-Gerais e Ouvidores-Adjuntos) que desenvolveram atividades na EBC ao longo dos primeiros dez anos de funcionamento.

Palavras-chave: Ombudsman. Comunicação Pública. Ouvidoria da EBC.

 


Palavras-chave


Ombudsman; Comunicação Pública; Ouvidoria da EBC

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.9120209657

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