C@rtas Ácidas e Críticas: A “ombudsmania” pelas narrativas e visão singular da Campanha de 1998 e do primeiro mandato de Lula

Boanerges Balbino Lopes Filho

Resumo


A análise da mídia, condutora ideológica da oposição ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, é destaque nas Cartas Ácidas e Críticas em 1998 e entre os anos 2003 e 2006, períodos em que o jornalista e professor Bernardo Kucinski atuou junto às caravanas da cidadania e como assessor especial de Comunicação da Presidência, no primeiro mandato. Escritos diariamente e entregues ao presidente logo cedo, os informativos comentavam de forma direta e crítica os principais temas veiculados nos meios de comunicação e que viriam a ser decisivos na vida do Brasil e dos brasileiros. Problematiza-se no artigo dissonâncias nos relacionamentos entre o governo federal e meios de comunicação, além do papel desenvolvido por Kucinski em questões internas em que não fica claro se as atividades são efetivas de ombudsman/ouvidor ou de um crítico de mídia. Pondera-se no texto ainda que a intenção predominante de autocrítica interna estabelece um paradoxo: sinaliza para mudanças na realidade governamental, mas aponta para ações de marketing político e eleitoral.

Palavras-chave: Cartas ácidas e críticas. Provedor de Justiça. Governo Lula. Marketing político e eleitoral.


Palavras-chave


História da Mídia; História da Comunicação; História do Jornalismo

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.9120209635

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